Médicos-Cultural no contexto das humanidades digitais:
Plataforma SIS Médicos e a Cultura - Portugal e Brasil
Palavras-chave:
Médicos-cultural, Médicos e cultura, Preservação de acervos pessoais, Memória, Patrimônio digital, Plataformas digitaisResumo
A classe médica interessa-se frequentemente por diferentes áreas, além da Medicina, relacionadas com a cultura, o que talvez se explique pela contínua presença da realidade paradoxal de vida-morte na execução de sua atividade profissional da saúde (Duarte & Silva, 2016; Veloso, 2021). Estudos sobre médicos-cultural foram iniciados por Duarte em seu pós-doutoramento na FLUP/U.Porto, sob o tema “Os médicos e a cultura: estudo crítico e guia geral dos arquivos de médicos escritores, artistas e pensadores de Portugal e Bahia – Brasil”. Segundo Duarte e Silva (2016, p. 147), os estudos têm o objetivo de “recolher, organizar, representar e tornar acessível informação relativa a médicos dos séculos XIX e XX, dedicados à cultura”. Foi então criado o SiS Médicos e a Cultura, plataforma digital para o “armazenamento de dados acerca da vida, obra, pensamento e acervos documentais e pessoais de médicos do Brasil e Portugal…” (MIRANDA, SOUZA, ABREU, 2021, p.74).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Salim Silva Souza, Zeny Duarte de Miranda, Ana Lúcia Silva Terra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.