Biblioterapia: mediação da informação e o processo da leitura terapêutica por profissionais da saude do Hospital Martagão Gesteira
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v6i0.60756Keywords:
Biblioterapia, Mediação da informação, Ciência da InformaçãoAbstract
A biblioterapia, compreendida como a terapia por meio dos livros, pode transmitir informações que possibilitam gerar um estado de enlevo, que desperta emoções e sentimentos em pacientes específicos, como crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo avaliar como o processo de leitura associada à biblioterapia interfere na dimensão terapêutica em crianças em tratamento de câncer internadas, pelos profissionais da saúde, no Hospital Martagão Gesteira em Salvador-Bahia. Para a concretização da pesquisa, tornou-se necessária a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Climério de Oliveira da UFBA(CEP/MCO) sob o parecer nº 4.827.922. Participaram da pesquisa de campo 29 crianças em tratamento de câncer internadas no referido hospital e 10 profissionais da saúde. Nos procedimentos metodológicos, adotamos a técnica de observação direta e a técnica de aplicação de Formulários nos Encontros Biblioterapêuticos para analisar entre profissionais da saúde os benefícios percebidos na prática de leitura e contação de histórias no Hospital Martagão Gesteira. A pesquisa ocorreu no âmbito da oncologia pediátrica, especificamente na Sala de Quimioterapia, na Enfermaria e no Ambulatório Oncológico do Hospital Martagão Gesteira, onde ocorrera os Encontros Biblioterapêuticos e a aplicação dos Formulários entre as crianças e os profissionais de saúde. Nosso trabalho foi embasado nos estudos dos teóricos que versam sobre a temática em tela. Na apresentação e discussão dos resultados, podemos inferir que as práticas biblioterapêuticas respondem positivamente no comportamento das crianças em estado de adoecimento, de modo a permitir mudanças expressivas de um estado doloroso e apático para um estado de alegria, bem-estar e calma, como evidenciado pelos respondentes profissionais de saúde. E ao analisarmos o resultado desta pesquisa, observamos que a biblioterapia contribui para a saúde mental e emocional, potencializando a coragem e a alegria, afastando o medo e a ansiedade, e promovendo bem-estar, como foi comprovado na análise dos respondentes, crianças e profissionais de saúde.
Palavras-chave: Biblioterapia. Mediação da Informação Ciência da Informação
Downloads
References
ABREU, Flávia Ferreira. Mediação e leitura na biblioteca escolar: estudos de casos múltiplos. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação). Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/VAFABE5HSH/digital_disserta__o.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 nov. 2019
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina:Abecin, p. 9-32, 2015.
ALVES, Maria Helena Hees. A aplicação da biblioterapia no processo de reintegração Social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. n.15, p.54-61, jan./jun. 1982. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2011/08/pdf_09e78c51e2_0018372.pdf Acesso em: 15 setembro 2019.
BARRETO, Angela Maria. Memória e leitura: as categorias da produção de sentidos. Salvador: EDUFBA, 2006.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A aplicabilidade terapêutica de textos literários para crianças. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n.18, 2o semestre, 2004. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9n18p72.Acesso em: 20 jan. 2021.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio. /ago. 2014. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ informacao/article/view/19994. Acesso em: maio 2020.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto. 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. Ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. Tradução: Nicolás Niymi Campanário. São Paulo: Loiola, 1996.
Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Socorro Sobreira Oliveira, José Carlos Sales dos Santos, Teotonilia Maria Batista da Silva, Paula Vanessa Franco Macedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.