Ansiedade informacional e comportamento humano:

uma análise dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade informacional, Comportamento informacional, Sintomas

Resumo

Este estudo tem como proposta compreender a influência da ansiedade informacional no comportamento informacional dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia. A partir desse objetivo, tornou-se possível o desdobramento dos seguintes objetivos específicos: identificar como os servidores buscam e usam a informação; verificar quais fatores da ansiedade da informacional influenciam no comportamento informacional e; analisar se os servidores consideram o excesso informacional um problema ou um estímulo. Em virtude da incipiência de estudos no âmbito do comportamento informacional associado à ansiedade informacional, a realização deste estudo, propõe tornar-se fonte de pesquisa para discentes, profissionais de qualquer área e/ou pesquisadores que desejem aplicá-la em seu ambiente de trabalho e no desenvolvimento de carreira. O método de procedimento foi um estudo de caso, uma vez que, foram analisadas premissas particulares para atingir uma conclusão universal, uma generalização. O nível de pesquisa é descritivo com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), através do levantamento de dados e a inferência das eventuais causas dos resultados que foram obtidos. Quanto aos sujeitos da pesquisa, esses foram os servidores técnico-administrativos da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Referente à técnica de pesquisa, foi utilizado um questionário (Google Forms) com 11 (onze) questões de análise investigativa e 4 (quatro) questões de identificação de perfil. O questionário foi aplicado no dia 09/06/2022 a 47 (quarenta e sete) servidores e as respostas foram expostas em planilhas e gráficos. Através dos resultados do presente estudo, pode-se compreender que a ansiedade informacional está presente em 70% dos servidores analisados e estes apresentam sintomas psicológicos e emocionais especialmente relacionados ao estresse, alteração de humor, incapacidade de relaxar, insônia, distúrbios no sono, irritabilidade e falha de memória. Desta forma, a ansiedade informacional afeta e influencia o comportamento informacional destes, assim como o desempenho de suas atividades laborais.

Palavras-chave: Ansiedade Informacional. Comportamento Informacional. Sintomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Costa Lavigne, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Secretariado Executivo pela UFBA. Membro do grupo de pesquisa LAPCI (PPGCI/UFBA).

Débora Leitão Leal, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA.  Professora Assistente da UFBA. Membro do grupo de pesquisa LAPCI (PPGCI/UFBA).

Ana Cibele de Oliveira Barbosa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Ciência da Informação e Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). MBA em Administração pela UNIFACS. Graduada em Secretariado Executivo pela UFBA. Membro do grupo de pesquisa LAPCI (PPGCI/UFBA).

José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Professor Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Membro do Grupo de pesquisa Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação.

 

Referências

ALVES, Emerson Nathan Pereira; BEZERRA, Sara Freire; SAMPAIO, Débora Adriano. Ansiedade de informação e normose: as síndromes da sociedade da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 130-139, 2015.

AGUILERA, F.G. José Saramago nas suas palavras. 2. ed. Alfragide, Portugal: Caminho, 2010.

BALBINOTTI, Stheve. MOURA, Ana Maria Mielniczuk de. Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/31376 . Acesso em: Julho de 2022.

CALVA GONZÁLEZ, Juan José. Las necessidades de información: fundamentos teóricos e métodos. México, DF: CUIB, 2004. Disponível em: http://132.248.242.3/~publica/archivos/libros/necesidades_informacion_fundamentos.pdf . Acesso em: Maio de 2022.

CHEN, C.; HERNON, M. P. Information seeking: assessing and anticipating user needs. New York: Neal-Schuman, 1982.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.

CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angelica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

DURIGAN, Gisele Mara. MOTA, Nádia Aparecida. Fluxo e a demanda de informação: a busca pelo ponto de equilíbrio na sociedade da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v.7, n.2, p. 89-106, ago 2013. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/98752 . Acesso em: Julho de 2022.

DSM V - Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais. 2014. Disponível em: http://dislex.co.pt/images/pdfs/DSM_V.pdf . Acesso em: maio de 2022.

HARTOG, Paul. A Generation of Information Anxiety: Refinements and Recommendations. The Christian librarian, v. 60, n. 1, 2017, p. 44-55. Disponível em: https://digitalcommons.georgefox.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1007&context=tcl . Acesso em: maio de 2022.

HOMES, David S. Psicologia dos transtornos mentais. Tradução S. Costa. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

IMMIG, Cássio Felipe. Informação para a prática docente: o comportamento informacional dos professores de ensino fundamental da Escola Municipal Selvino Ritter do município de Estância Velha–RS. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/67781 . Acesso em: maio de 2022.

JUNGWIRTH, Bernhard ; BRUCE, Bertram C. Information overload: Threat or opportunity? Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 45, n. 5, 2002.

KAPLAN, H. I., SADOK, Benjamin J., GREB, J. A. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica. Editora: Artmed; 11. ed., 2016.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1996.

McGARRY, Kevin. O Contexto Dinâmico da Informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MOTA, Ana Roberta Sousa. Versados em Ciência da Informação. João Pessoa: Imprell, 2014.

SANTOS, Luciana Oliveira dos. Transtornos de pânico: sua aparição na sociedade de risco. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

SERSON, Breno. Transtornos de ansiedade, estresse e depressões: conhecer e tratar. São Paulo: MG Editores, 2016.

WILSON, T. D. Recent trends in user studies: action research and qualitative methods. Information Research, v. 5, n. 3, s. p., Apr 2000.

WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação: como transformar informação em compreensão. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de Informação II: um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo: Cultura, 2005.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

LAVIGNE, F. C.; LEAL, D. L.; BARBOSA, A. C. de O.; SANTOS, J. C. S. dos. Ansiedade informacional e comportamento humano: : uma análise dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 51–77, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60754. Acesso em: 9 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>