A saúde coletiva em representação:

uma iniciativa a partir da teoria do conceito de Dahlberg

Autores

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Informação e Saúde, Sistemas de saúde, Representação da Informação

Resumo

A Saúde Coletiva apresenta-se como um campo fértil para a produção de informações em Saúde, pela sua atuação nas sociedades, direcionando políticas de assistência e combate às desigualdades, conforme metas do objetivo terceiro da Agenda 2030, o qual pertence aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo Faerstein (2023), o terceiro objetivo está voltado à saúde e bem-estar global. Pensar assim é alinhar-se ao que defende Targino (2009, p. 52), quando ela afirma que informação em Saúde é um “[...] elemento fundamental no processo de tomada de decisões no âmago das políticas públicas, visando elevar a qualidade de vida das nações”. A importância social da Saúde Coletiva é notável, mas o que ela significa? Considerando o preâmbulo, o qual incentivou o contato com a temática, o artigo objetivou conceituar a Saúde Coletiva. Especificamente, o artigo identificou características que compõem o campo estudado e ilustrou o conceito alcançado segundo um mapa conceitual (MC), considerando um modelo de representação do conhecimento (RC) que possibilita significar um domínio, um objeto em específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Oliveira de Araújo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora Assistente, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Márcio Bezerra da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Professor Adjunto, Universidade de Brasília (UnB).

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil. Professora Associada, Universidade de Brasília (UnB)

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora Doutora Titular do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Pesquisadora do CITCEM/U.PORTO.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

ARAÚJO, D. O. de; SILVA, M. B. da; SIMEÃO, E. L. M. S.; DUARTE, Z. A saúde coletiva em representação: : uma iniciativa a partir da teoria do conceito de Dahlberg. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 50–51, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60056. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA I - Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>