Síntese sobre os correspondentes hispanotropicais de Gilberto Freyre
Palavras-chave:
Gilberto Freyre, Acervo documental , Documentação, Cultura hispanotropicalResumo
O acervo documental de Gilberto Freyre atravessa décadas e apresenta-se capaz de redefinir leituras sobre o espaço geopolítico e cultural do Brasil, sob o aspecto agregador da Ciência da Informação e da Cultura Hispanotropical. A partir do método analítico e descritivo da documentação pessoal de Gilberto Freyre e, especificamente, das correspondências), apresentar-se-ão analogias das concepções de vida, moda, costume e cotidiano da temporalidade Freyriana e de seus correspondentes hispanos, do período de 1940-1960. Interessa desvendar a vida, obra, pensamento e acervos documentais de Gilberto Freyre (disponibilizados ao público pela Internet e por instituições culturais, situadas na cidade do Recife e em outras do Brasil e da Espanha). Entre ambos os locais, a pesquisa propõe o encontro de correspondentes-hispanos de Gilberto Freyre, com os quais manteve efetivas trocas de missivas e, portanto, de conhecimento, promovendo a formação de redes hispanotropicais, espelhos de uma espacialidade temporal e atemporal. Fazem parte da rede de Gilberto Freyre, insignes hispânicos correspondentes do escritor pernambucano, destacando-se em expressões social, literária, artística, cultural e científica. A partir de provas primárias e secundárias, a exemplo de documentos epistolográficos como retratos da espacialidade geopolítica e cultural do Brasil e da Espanha, pelos saberes Freyrianos e pelas descrições de correspondências trocadas, os resultados desta pesquisa pretende destacar cenários de produção intelectual e cultural de uma mesma temporalidade. Como espaços de imensa importância deste estudo, situam-se a Fundação Gilberto Freyre e a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre. Além dessas, outras instituições no Brasil e na Espanha são lugares de memórias voltados ao descortinar de itens documentais e informacionais partilhados e compartilhados entre Gilberto Freyre e personagens relacionadas ao processo de criação do sociólogo e ensaista, transformado em conhecimento e amplamente disseminado. Com esta pesquisa, espera-se, futuramente, ressignificar a rede informacional de correspondentes hispanotropicais constantes nos arquivos-lugares-de-saberes Freyrianos.
Downloads
Referências
ANJOS, Nilton dos. Gilberto Freyre e Miguel de Unamuno: entre o mestiço e o castiço em estilo e cultura. UNIRIO.
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BARBUY, Victor Emanuel Vilela. Tradição e hispanidade em Gilberto Freyre. In: SEMANA DE FILOLOGIA NA USP, 8. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), 6 de maio de 2013.
BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Cartas e escritas: práticas culturais linguagem e tessitura da amizade. São Paulo: Editora Unesp, 2011. 167 p.
DOREA FILHO, Herbet Menezes. O arquivo pessoal do Reitor Pedro Calmon: correspondências (1964 a 1966). 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação. Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA), Salvador, 2019
DOURADO, Flávia. Memória cultural: o vínculo entre passado, presente e futuro. IEA, 23 de maio 2013. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/memoria-cultural Acesso em 10 fev. 2020.
DUARTE, Zeny. O espólio incomensurável de Godofredo Filho: resgate da memória e estudo arquivístico. Salvador: ICI, 2005.
FREYRE, Gilberto. O Brasileiro entre os outros hispanos: afinidades e possíveis futuros nas suas interrelações. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975. 161p. (Coleção Documentos Brasileiros, 168).
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Global Editora e Distribuidora Ltda, 1999.
FREYRE, Gilberto. Uma política transnacional de cultura para o Brasil de hoje. Belo Horizonte: Revista Brasileira de Estudos Políticos, Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, p. 65–117, 1960
FREYRE, Gilberto. Sugestões a um livreiro (artigo publicado no Diário de Pernambuco a 18 de junho de 1925). In: FREYRE, Gilberto. Tempo de aprendiz: artigos publicados em jornais na adolescência e primeira mocidade do autor: 1918-1926. São Paulo: IBRASA; Brasília: INL, 1979, v. 2
GOMES, Ângela de Castro. Em família: a correspondência entre Oliveira Lima e Gilberto Freyre. Rio de Janeiro: CECULT - Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, 2005.
MALATIAN, Teresa. Narrador, registro e arquivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997. 225p.
SIRINELLI, François. Os intelectuais. In: REMOND, René (org). Por uma nova história política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003.
SILVA, Armando Malheiro da, et. al. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. Porto, Portugal: Edições Afrontamento 2002
SOUZA, Jessé. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo soc. São Paulo, v. 12, n. 1, p. 69-100, maio de 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 20702000000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 de fev. 2020.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Glossário de espécies/formatos e tipos documentais da Universidade de São Paulo. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4177763/mod_resource/content/1/glossario1.pdf Acesso em: 10 de fev. 2020
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991. p.234.
VICENTE, Silvana Moreli. Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira. 2008. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.