Parâmetros bioéticos para a consideração das futuras gerações na deliberação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v13i3.28568Abstract
O reconhecimento das futuras gerações na deliberação ambiental é necessária em virtude da complexidade das interferências feitas pelas presentes gerações. Nesse sentido, busca-se verificar de que modo ocorre a deliberação ambiental e como as futuras gerações são vistas pelos deliberantes. Utiliza-se como parâmetros para consideração das futuras gerações as propostas de Jürgen Habermas, que, na obra “O Futuro da Natureza Humana”, dedicou-se a essa problemática apresentando uma ética que se preocupa com o futuro da natureza humana, que planeja proteger os nossos descendentes das consequências das atitudes atuais. Como resultado, percebe-se que os parâmetros bioéticos apontados por Habermas podem ser alargados e aplicados à consideração das futuras gerações na formação de normas e políticas públicas na área ambiental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.