A utilização da educação ambiental como instrumento de conscientização voltado para a extinção das formas de exploração animal
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v14i1.30728Resumo
O artigo tem como objetivo investigar de que maneira a educação ambiental pode ser utilizada como meio de conscientização de jovens e adultos a respeito da exploração e do sofrimento dos animais não-humanos para atender aos interesses dos seres humanos, especialmente para se alimentar de produtos
de origem animal. O método utilizado é o indutivo, e abordam-se as legislações constitucional e infraconstitucional brasileiras, bem como as ideologias direcionadas aos jovens e adultos tanto no ambiente familiar quanto no educativo. São expostos os impactos gerados pela produção e consumo de produtos de origem animal e a importância do princípio da informação, além do surgimento de novos métodos de ensino voltados para a reflexão a respeito das formas de utilização dos animais não-humanos. Conclui-se que a educação
ambiental pode ser aplicada com as abordagens pedagógicas humanitária e vegana, estando fundada na ética biocêntrica e no acesso à informação, tornando-se apta a propagar os conhecimentos existentes a respeito da exploração animal e desenvolver o pensamento crítico, de modo que os seres humanos tornem-se conscientes do sofrimento e da realidade vivida pelos animais não-humanos nos sistemas de produção.
Com isto, permite-se que os animais humanos cheguem à conclusão de que os demais animais não devem ser tratados como recursos, aplicando-se a teoria abolicionista, que defende a extinção de todas as formas de exploração animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.