A educação ambiental como instrumento viabilizador da proteção animal
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v14i1.30727Resumo
A eclosão de uma grave crise ambiental vem afetando de maneira cada vez mais crescente o equilíbrio dos ecossistemas e, por conseguinte, a perda de uma parcela considerável de animais, prova disso no âmbito nacional, é a existência de uma lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção que, atualmente, conta com mais de mil espécies catalogadas. Desse modo, partindo da premissa que os animais não só merecem ser tutelados por força da importância que exercem na manutenção do equilíbrio ecológico, como também pelo simples fato de assumirem a condição de seres sencientes, o objetivo do presente artigo foi o de demonstrar o quão importante é o papel da educação ambiental como instrumento viabilizador à efetiva proteção da fauna, que ao longo do tempo tem sofrido toda a sorte de abusos, sobretudo por ainda prevalecer na consciência
social a ideia de que os animais não-humanos são meros recursos utilitários. Para tanto, como metodologia, utilizou-se do método de abordagem dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi a bibliográfica e, quanto aos fins, qualitativa. Os resultados obtidos demonstraram que a EA deve ser incorporada em todos os níveis e setores sociais, não como uma faceta específica da educação, a qual compõe a matriz currícular de uma pequena parcela da população, mas que deve abranger a própria noção de educação, segundo os pilares propostos pela UNESCO, tendo em conta constituir um poder-dever de todos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.