EPISTEMOLOGIA E OS ANIMAIS NÃO HUMANOS: UMA VIRADA PARADIGMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE / Epistemology and non human animals: a turn paradigmatic under the perspective of complexity

Autores

  • Germana Parente Neiva BELCHIOR Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Carla Mariana Aires OLIVEIRA Universidade Federal do Ceará/Mestranda

DOI:

https://doi.org/10.9771/rbda.v11i21.16500

Palavras-chave:

Epistemologia, Direito dos Animais, Ética, Complexidade, Direito Brasileiro

Resumo

Apesar da inquietude em face das ameaças ao meio ambiente, este costuma ser estudado em partes, de modo reducionista, o que repercute no modelo de dominação e exploração. Dentro dessa visão, suscita-se uma grande discussão em torno da relação do ser humano com os animais não humanos, em especial, da influência do pensamento vigente, o que justifica a necessidade de um olhar epistemológico. Dentro desse contexto, esta pesquisa tem o propósito de investigar, a partir da mudança de paradigma do conhecimento científico, a relação do pensamento complexo com o direito dos animais. Para isso, procura-se averiguar a insuficiência do paradigma cartesiano mecanicista para solucionar as questões complexas da sociedade contemporânea, realizando uma digressão histórica sobre a forma de pensar da sociedade. Atenta-se para a evolução dos paradigmas e a importância do pensamento complexo e do modelo sistêmico para o presente estudo, perpassando, de forma breve, pelas vertentes éticas no direito ambiental e na proteção animal.  A partir de pesquisa de natureza qualitativa, por meio de investigação indireta e do método dialético, o trabalho conclui que o pensamento complexo é oportuno e adequado para enfrentar a questão dos direitos animais, sendo possível de ser aplicado no direito brasileiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germana Parente Neiva BELCHIOR, Universidade Federal do Ceará (UFC)


Doutora em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Sete de Setembro (FA7). Atualmente, é Vice-Presidente da Região Nordeste do Instituto O Direito por um Planeta Verde.

 

 

Carla Mariana Aires OLIVEIRA, Universidade Federal do Ceará/Mestranda

Advogada. Especialista em Direito Internacional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestranda em Direito Constitucional para Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

BELCHIOR, G. P. N., & OLIVEIRA, C. M. A. (2016). EPISTEMOLOGIA E OS ANIMAIS NÃO HUMANOS: UMA VIRADA PARADIGMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE / Epistemology and non human animals: a turn paradigmatic under the perspective of complexity. Revista Brasileira De Direito Animal, 11(21). https://doi.org/10.9771/rbda.v11i21.16500