ORGANICISMO, SUSTENTABILIDADE E OS "DIREITOS DOS ANIMAIS"
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v9i17.12985Palavras-chave:
Constitucionalismo Latinoamericano, Ecocentrismo, OrganicismoResumo
Este artigo pretende abordar as concepções organicistas no âmbito da ética ambiental, com especial ênfase para as visões ecocên- tricas provenientes do novo constitucionalismo latino americano. A constitucionalização dos denominados direitos da natureza (Pacha- mama), sob inspiração da cosmovisão andina teria operado um des- centramento do Direito ao valorizar diretamente sistemas coletivos naturais. Tentará se demonstrar que o conceito de direitos da natureza enfrenta diversos problemas, entre os quais se destaca o choque com as visões ligadas ao individualismo moral animalista e o questiona- mento da própria efetividade dessa inovação em relação à real modifi- cação comportamental do homem frente ao mundo natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.