PROPRIEDADE VIVA: UM NOVO STATUS PARA OS ANIMAIS DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v6i9.11725Palavras-chave:
Lei de proteção aos animais. Common Law. Equidade.Resumo
Este artigo desenvolve a legitimidade de que os animais não-humanos podem possuir e exercer direitos legais. Esta proposta é apoiada pelo fato de que o sistema jurídico já abriga um número de leis que defendem os interesses dos animais como nossas leis penais anti- crueldade e as ‘civil trust laws’. Para tornar um pacote mais coerente de todos os animais relacionados com questões de política pública, é útil reconhecer a existência de uma quarta categoria de bens, propriedade viva. Uma vez diferenciada de outros tipos de propriedade, então uma nova área da jurisprudência irá evoluir proporcionando direitos legais pelo menos para alguns animais. Este artigo estabelece o porquê dos animais deverem receber consideração no âmbito do sistema jurídico, que deverá centrar-se sobre os animais, o que alguns dos direitos legais poderiam ser e como as regras tradicionais do direito de propriedade serão modificadas para acomodar a presença desta nova categoria de propriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.