ENSINANDO ÉTICA PÓS-HUMANISTA NA FACULDADE DE DIREITO: AS DIMENSÕES DE GÊNERO, CULTURA E RAÇA NA RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Maneesha DECKHA Universidade de Victória - Canadá

DOI:

https://doi.org/10.9771/rbda.v9i15.11306

Resumo

Este ensaio desafia as fronteiras hegemônicas humanistas do
Direito ao analisar os desafios envolvidos em padronizar disciplinas
pós-humanistas nos currículos dos cursos de direito. Assuntos pós
humanistas relacionados ao ensino jurídico são vistos como marginais
e indignos de séria discussão ou bolsa de estudo. A autora identifica
os problemas que podem surgir com a introdução de conteúdos críticos pós-humanistas através de sua experiência no ensino de direito
animal como uma disciplina opcional e como parte de uma disciplina anual obrigatória sobre Direitos de Propriedade, bem como na
realização de uma conferência anual coordenada por estudantes. Ela
argumenta que os preconceitos relacionados a gênero, raça e outros
padrões, herdados do sistema de ensino jurídico como um todo, impedem os estudantes de adotarem discursos jurídicos não hegemônicos
que desafiem suas percepções acerca do Direito e seu papel. Esses
preconceitos levam à resistência e ao desafio às discussões de direito
pós‑humanistas até mesmo a estudantes marginalizados ou “alternativos”. A autora argumenta que esses preconceitos internalizados, que constituem a visão de mundo dos estudantes, poderiam ser enfrentados através de uma formulação pedagógica sensível e inovadora no ensino de disciplinas pós‑humanistas como o Direito Animal.

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Publicado

2014-06-27

Como Citar

DECKHA, M. (2014). ENSINANDO ÉTICA PÓS-HUMANISTA NA FACULDADE DE DIREITO: AS DIMENSÕES DE GÊNERO, CULTURA E RAÇA NA RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES. Revista Brasileira De Direito Animal, 9(15). https://doi.org/10.9771/rbda.v9i15.11306

Edição

Seção

Doutrina Internacional