ENSINANDO ÉTICA PÓS-HUMANISTA NA FACULDADE DE DIREITO: AS DIMENSÕES DE GÊNERO, CULTURA E RAÇA NA RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v9i15.11306Resumo
Este ensaio desafia as fronteiras hegemônicas humanistas doDireito ao analisar os desafios envolvidos em padronizar disciplinas
pós-humanistas nos currículos dos cursos de direito. Assuntos pós
humanistas relacionados ao ensino jurídico são vistos como marginais
e indignos de séria discussão ou bolsa de estudo. A autora identifica
os problemas que podem surgir com a introdução de conteúdos críticos pós-humanistas através de sua experiência no ensino de direito
animal como uma disciplina opcional e como parte de uma disciplina anual obrigatória sobre Direitos de Propriedade, bem como na
realização de uma conferência anual coordenada por estudantes. Ela
argumenta que os preconceitos relacionados a gênero, raça e outros
padrões, herdados do sistema de ensino jurídico como um todo, impedem os estudantes de adotarem discursos jurídicos não hegemônicos
que desafiem suas percepções acerca do Direito e seu papel. Esses
preconceitos levam à resistência e ao desafio às discussões de direito
pós‑humanistas até mesmo a estudantes marginalizados ou “alternativos”. A autora argumenta que esses preconceitos internalizados, que constituem a visão de mundo dos estudantes, poderiam ser enfrentados através de uma formulação pedagógica sensível e inovadora no ensino de disciplinas pós‑humanistas como o Direito Animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.