O PRINCÍPIO DA IGUALDADE NA RELAÇÃO DO HOMEM COM OS ANIMAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rbda.v6i8.11061Resumo
O presente artigo trata de um estudo sobre aplicação do princípio da igualdade na relação do homem com os animais não-humanos, á luz de interesses fundamentais, como interesse à vida e ao não-sofrimento. Inicialmente, faz-se uma exposição a respeito das origens históricas da desigualdade entre homem e o mundo animal, com ênfase na filosofia grega, na cultura judaico-cristã e no pensamento cartesiano. Em seguida, faz-se uma análise das constradições existentes nas diversas teorias que buscam uma justificativa para excluir os animais de uma esfera de consideração moral, concluindo que as diferenças que existem entre as espécies, por si só, não justificam a exploração de uma pela outra. Por fim, conclui-se que os principais critérios utilizados para diferenciar o homem dos animais não humanos, como a razão e a linguagem, não mais se sustentam diante do atual conhecimento cientíifico e desenvolvimento ético da espécie humana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.