A fotografia como ferramenta para o ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.50980Resumo
O presente trabalho pretende discutir o uso de imagens, mais especificamente fotografias, como ferramenta no ensino de história, abordando, através de pesquisa bibliográfica as possibilidades que este tipo de linguagem visual oferece bem como suas limitações, levando ainda em consideração o grande fluxo diário de imagens que nos chegam, com frequência cada vez maior, através de diferentes meios, sejam redes sociais, jornais impressos ou digitais, documentários ou revistas. Simultaneamente a isto, existe certa timidez quanto ao uso desta linguagem que muitas vezes acaba sendo utilizada apenas como mera ilustração em livros didáticos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cláudia Maria Teixeira de ; BONI, Paulo César. A ética no fotojornalismo da era digital. Discursos fotográficos [n.2], Londrina (PR), 2006. 299. Disponível em: https://livrosdefotografia.org/publicacao/30296/discursos-fotograficos-n2. Acesso em: 27 maio 2022.
BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. [S.l.]: editora brasiliense, 1985.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na era da sua Reprodutividade Técnica. Tradução de Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado. 2ª. ed. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: Fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BLAIR, James P.; STUCKEY, Scott S.; VESILIND, Priit. Novo guia de fotografia National Geographic. Tradução de Camila Wener. São Paulo: Ed. Abril, 2011. 400 p.
BLOCH, Marc. Introdução a história. 2. ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 1974.
BORGES, Maria E. L. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autentica, 2003.
BRAICK, Patricia Ramos et al. Moderna plus: ciências humanas e sociais aplicadas : Manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. 1 ed. ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2017.
CARDOSO, Ciro F.; MAUAD, Ana M. História e Imagem: Os exemplos da fotografia. In: CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo (. ). Domínios da História: Ensaios de teoria e metodologia. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda., 1997.
COELHO, Tiago D. S. A imagem no ensino de história em tempos visuais. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 188-199, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2413. Acesso em: 10 Março 2022.
DOMINGUES, Claudio M. O Olhar de Quem Olha: Cultura Visual, Arte e Mediação na Aula de História - o uso da imagem na construção do conhecimento histórico. São Paulo: UNESP, 2006.
GEJÃO, Natália Germano; MOLINA, Ana Heloisa. A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar. Antíteses, Londrina, v. 2, p. 257-267, jan.- jun. 2009.Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/1940/2197. Acesso em: 11 maio 2022.
KOSSOY, Boris. Fotografia & história / Boris Kossoy. 4. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
LANGLOIS, CH. V.; SEIGNOBOS, CH. Introdução aos estudos históricos. Tradução de Laerte de Almeida Morais. São Paulo: Editora Renascença S.A., 1946.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. Adaptação da Edição Portuguesa Maria Clarice Samnpaio Villac.
LIMA, Arthur Rodrigues de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. A fotografia como fonte para a história cultural da educação: O caso da escola centeticista São José. Anais
COPRECIS, Campina Grande, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31021. Acesso em: 8 junho 2022.
LITZ, Valesca G. O uso da imagem no ensino de história, Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf. Acesso em: 05 Maio 2022.
MAUAD, Ana M. Usos e funções da fotografia pública no conhecimento histórico escolar. História da Educação, Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/CCJZ3LYLT7xV6RrDcRpbTmb/?lang=pt. Acesso em: 30 Março 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular - Ensino médio. [S.l.]: [S.n.], 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_ 110518.pdf. Acesso em: 13 Maio 2022.
PINSKY, Jaime (autor e organizador) et al. O ensino de História e a criação do fato. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
REGO, Teresa C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
SILVA, Sergio L. P. D. Gozo estético na cultura visual: fotografia, memória e alienação social. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 121 p.
TESSARI, Anthony B. Fotografia na história e no ensino de História. Revista Aedos, v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30773. Acesso
em: 01 Maio 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Veredas da História
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.