Festa e arte religiosa de rua
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v6i1.48695Palavras-chave:
Catolicismo, Território, Cidade, Imagens, FestaResumo
Os objetos estudados são os tapetes da festa de Corpus Christi na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Visando compreender a relação de uma manifestação religiosa recente, além de percebê-la como manifestação de arte popular, procurou-se usar entrevistas e análise de imagens. A confecção dos tapetes remonta desde a Idade Média, mas foi introduzido na cidade somente na década de 90, do século XX. Hoje, a feitura dos tapetes tornou-se um momento forte de inserção comunitária dentro do catolicismo gonçalense. Cabe ao pesquisador entender como uma “tradição” construída recentemente acaba se tornando parte importante das comemorações cívico-religiosas da região.
Downloads
Referências
AMARAL, Rita. Festas católicas brasileiras e os milagres do povo. In: Civitas – revista de ciências Sociais, junho ano/vol. 3, número 001. Porto Alegre: PUC do Rio Grande do Sul, p. 187-205, 2003.
CANTALAMESSA, Raniero. O mistério da ceia. Trad. Orlando Gambi. São Paulo: Santuário, 1993.
DURKHEIM, Émile. As Formas Elementares de Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. In: Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: USP, p. 6774-6792, 2005.
SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Trad. José Rivair Macedo. Bauru: EDUSC, 2007.