Imprensa, pesquisa e ensino de História: impressos digitalizados da hemeroteca digital para estudar a Balaiada na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.51587Parole chiave:
Jornais Digitalizados, Balaiada, Ensino de História.Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar uma breve discussão sobre o uso de impressos digitalizados como fonte para o ensino de História. Inicialmente são explorados apontamentos teóricos que entre os historiadores tem suscitado diversas reflexões e problematizações sobre o uso dos jornais como fonte documental para a área de História. Abordo, ainda, a possibilidade dos docentes de História de usar os jornais em sala de aula acessando os websites que os disponibilizam digitalizados, a exemplo dos jornais, a Chronica Maranhense e o Bem-te-vi, que podem ser utilizados em sala de aula para abordar uma das principais revoltas do período regencial, a Balaiada (1838-1841).Como perspectiva, vislumbro que a aproximação entre historiografia, imprensa, estratégias metodológicas amparadas no digital e ensino pode abrir espaço para novas formas de aprender e ensinar História.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Fontes
a) Jornais
O Bem-Te-vi (MA) - 1938 a 1853
Chronica Maranhese (MA) - 1838 a 1841
Bibliografia
BARROS, José D.'Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Editora Vozes, 2019.
BERGMANN, J. L.; SAMS, A. Flip your Classroom: reach every student in every class every Day. Eugene: International Society for technology in Education, 2012.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História fundamentos e métodos. 2. ed. São
Paulo: Cortez, 2008.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. A imprensa na História do Brasil. São Paulo:
Contexto/EDUSP, 1988.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes gerais para a construção de Websites de instituições arquivísticas. 2000.
CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, n.35, p. 253-270, dez. 2007.
DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel. A Revolução Impressa. A imprensa na França (1775-1800). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996: Introdução (p. 15-17).
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2013.p.165-167
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecnologia da Informação e Comunicação na
Educação. 2 ed. Curitiba, PR: IESDE, 2009. p. 212
LEVI, G. O trabalho do historiador: pesquisar, resumir, comunicar. Revista Tempo, UFF, v. 20, 2014, p. 1-20.
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. 2 ed. São Paulo: Contexto: 2008, p. 111-153.
MARANHÃO. Documento curricular do território maranhense para educação infantil e o ensino fundamental. Editora- FGV. 1ª edição – 2019
MATEUS, YURI GIVAGO ALHADEF SAMPAIO. A BALAIADA NA SALA DE AULA: ensino de História do Maranhão Imperial e a produção do paradidático “A Guerra da Balaiada”. 196 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de História, Ensino e Narrativas, Universidade Estadual do Maranhão, 2018.
MOURA, Antônio Guanacuy Almeida. A Webquest’s: possibilidades no ensino e aprendizagem de história. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal do Tocantins- Câmpus Universitário de Araguaína- curso de Pós-Graduação (mestrado) Profissional em Ensino de História, 2018.
PROENÇA, Maria Cândida. Didática da História. Lisboa: Universidade Nova Lisboa, 1992.p. 126.
SCHMIDT, M. A. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p.54-65
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene Rosa. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.) O jornal na vida do Professor e no Trabalho Docente. São Paulo. Global: campinas, SP: ALB Associação de Leitura do Brasil, 2007.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999, p. 251-287. A primeira edição é de 1966.
TALBERT, ROBERT. Guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Porto Alegre: Penso, 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Veredas da História
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.