A historicidade do discurso: temporalidade e narrativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v7i1.48687Parole chiave:
Historiografia, Discurso, TemporalidadeAbstract
O elo conjugador entre a historiografia e a ideologia intrínseca ao pesquisador na análise de um contexto social é o ponto crucial da discursiva a ser considerada por qualquer pesquisa. No curso do presente trabalho, poder-se-á verificar o processo de abordagem da construção historiográfica e os diversos vieses por ela envoltos como elementos de instrumentalidade do discurso. Averiguar-se-á, ainda, as características inerentes ao procedimento de propagação discursiva. A abordagem das fontes na formação da narrativa histórica também sobrelevará a presente discussão epistemológica, pontuando a manipulação do léxico como primazia às demais fontes de conhecimento. Por fim, avaliar-se-á a temporalidade histórica e seus mecanismos de reprodução da memória.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARMANI, Carlos Henrique. Discursos da Nação: historicidade e identidade nacional no Brasil de fins do século XIX [recurso eletrônico]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
BRANDÃO, H. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1993.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Revisão Técnica Arno Vogel. RJ: Forense, 1982.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FONSECA, Ricardo Marcelo. Walter Benjamim, a temporalidade e o Direito In: ____. A Escola de Frankfurt e o Direito. Curitiba: EDIBEJ, 1999.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
ORLANDI, E. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes; Unicamp, 1987.
SAHLINS, Marshall. Estrutura e História. In: Ilhas de História. RJ: Zahar, 1990.
VEYNE, P. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. Brasília: Ed. da UNB, 1982.