Desconstrução do conceito sexo frágil a exemplo da governança na Península Ibérica

Autori

  • Janaina Reis Alves UNIFAL

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v11i1.47899

Parole chiave:

Idade Média, Livro didático, Sexo frágil

Abstract

O livro didático é um material muito utilizado pelas escolas de educação básica. Seu método de confecção e escolhas de temas não são debatidos durante o processo de escolha, ainda que a cada três anos tal material seja reavaliado pelas instituições escolares. No estado de São Paulo a escolha é pautada pelos professores mais antigos das instituições de ensino. Neste caso o livro é escolhido pelo conteúdo ou pela predileção pelo autor? O presente artigo tem por objetivo fazer um levantamento de livros didáticos publicados recentemente a fim de identificar como as personagens históricas femininas são ali apresentadas. No caso, o presente trabalho discute o papel de uma governante que atuou na Península Ibérica medieval e sua pertinência na desconstrução da imagem de sexo frágil atribuída à mulher na Idade Média que ainda está presente nos livros didáticos de História.

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Pubblicato

2018-08-04