A Antiguidade e o Ensino de História nas redes sociais: uma experiência de História Pública digital
DOI :
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.53045Mots-clés :
Antiguidade , Ensino de História, Redes SociaisRésumé
Para muitos usuários as redes sociais podem funcionar como uma oportunidade de adquirir conhecimento e se conectar ao mundo, já para os historiadores, como um canal de comunicação para ensinar e divulgar suas pesquisas. Dessa maneira, essa prática situa-se numa zona fronteiriça entre História digital, História pública e Ensino de História. Nesse artigo procuramos expor alguns pontos da nossa experiência docente em História utilizando como instrumento de ensino duas redes sociais, o Instagram e o Tiktok para apresentar temas da antiguidade que possam interessar ao público não acadêmico. Para tanto, exploraremos questões sobre o entrelaçamento entre Ensino de História, História digital e História pública e depois realizaremos um balanço das experiências de um dos autores desse artigo em ambas as redes.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Apresentação. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
ARAUJO, Robson Victor. O uso de redes sociais como prática no ensino de história. Jamaxi, 2018, 2.1.
BAUMAN, Zygmunt. O mundo é inóspito à educação? In: _____. 44 cartas do mundo líquido moderno. Tradução: Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BLOCH, Marc. A História, os homens e o tempo. In: BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 51-68.
CÂMARA, Sérgio; BENICIO, Milla. História digital: entre as promessas e armadilhas da sociedade informacional. Revista Observatório, 2017, 3.5: 38-56.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1998, v. 3.
CAVALCANTI, Erinaldo. “Likes” para a história no Instagram: algumas questões sobre história, ensino e representação. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-19, 2021.
COHEN, Daniel J. et al. Interchange: the promise of digital history. Journal of American History, v.95, n.2, 2008.
DA COSTA, Marcella Albaine Farias. Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de história. Mosaico, v. 8, n. 2, p. 155-163, 2015.
DA SILVA PRADO, Giliard. Por uma história digital: o ofício de historiador na era da internet. Tempo e Argumento, v. 13, n. 34.
DAVISON, Graeme. Paradigms of public history. Australian Historical Studies. In: Australian Historical Studies, v. 24, n. 96, p. 4-15, 1991.
DE CARVALHO, Bruno Leal Pastor. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos, 2016, 7.7: 35-53.
GRINBERG, Keila. A História que está na moda: divulgação científica, ensino de História e internet. 2011. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/a-historia-que-esta-na-moda-divulgacao-cientifica-ensino-de-historia-e-internet/. Consultado em 20/10/2022.
KELLEY, Robert. Public history: Its origins, nature, and prospects. The public historian, p. 16-28, 1978. Explore JSTOR, volume 1, no 1, outono de 1978, p. 16-28.
MAYNARD, Dilton Cândido S. Passado eletrônico: notas sobre história digital. Acervo, v. 29, n. 2, p. 103-116, 2016.
MONTEIRO, Ana Maria; PENNA, Fernando Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, Porto Alegre. v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr., 2011.
MORAES, Daniela Martins de Menezes. Ensinar e aprender História nas redes sociais online: possibilidades e desafios para o espaço escolar. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
MORLEY, Neville. Antiquity and modernity. John Wiley & Sons, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.) Fontes históricas. 2.ed., I a reimpressão. São Paulo. Contexto, 2008.
NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, v. 11, n. 1, p. 28-51, 2015.
VAZ, Paulo. As esperanças democráticas e a evolução da Internet. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 24, julho 2004, p. 125-139.
WNDERROSCK, Renan Carvalho. A História no Mundo Digital: breves considerações sobre as tecnologias digitais e o Ensino de História. Epígrafe, v. 10, n. 2, p. 330-359, 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Veredas da História 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.