A Antiguidade e o Ensino de História nas redes sociais: uma experiência de História Pública digital

Auteurs

  • Thiago de Almeida Lourenço Cardoso Pires Centro Universitário Celso Lisboa https://orcid.org/0000-0001-7263-0528
  • Debom Paulo Centro Universitário Celso Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.53045

Mots-clés :

Antiguidade , Ensino de História, Redes Sociais

Résumé

Para muitos usuários as redes sociais podem funcionar como uma oportunidade de adquirir conhecimento e se conectar ao mundo, já para os historiadores, como um canal de comunicação para ensinar e divulgar suas pesquisas. Dessa maneira, essa prática situa-se numa zona fronteiriça entre História digital, História pública e Ensino de História. Nesse artigo procuramos expor alguns pontos da nossa experiência docente em História utilizando como instrumento de ensino duas redes sociais, o Instagram e o Tiktok para apresentar temas da antiguidade que possam interessar ao público não acadêmico. Para tanto, exploraremos questões sobre o entrelaçamento entre Ensino de História, História digital e História pública e depois realizaremos um balanço das experiências de um dos autores desse artigo em ambas as redes. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Apresentação. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

ARAUJO, Robson Victor. O uso de redes sociais como prática no ensino de história. Jamaxi, 2018, 2.1.

BAUMAN, Zygmunt. O mundo é inóspito à educação? In: _____. 44 cartas do mundo líquido moderno. Tradução: Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BLOCH, Marc. A História, os homens e o tempo. In: BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 51-68.

CÂMARA, Sérgio; BENICIO, Milla. História digital: entre as promessas e armadilhas da sociedade informacional. Revista Observatório, 2017, 3.5: 38-56.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1998, v. 3.

CAVALCANTI, Erinaldo. “Likes” para a história no Instagram: algumas questões sobre história, ensino e representação. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-19, 2021.

COHEN, Daniel J. et al. Interchange: the promise of digital history. Journal of American History, v.95, n.2, 2008.

DA COSTA, Marcella Albaine Farias. Tecnologia, temporalidade e história digital: interpelações ao historiador e ao professor de história. Mosaico, v. 8, n. 2, p. 155-163, 2015.

DA SILVA PRADO, Giliard. Por uma história digital: o ofício de historiador na era da internet. Tempo e Argumento, v. 13, n. 34.

DAVISON, Graeme. Paradigms of public history. Australian Historical Studies. In: Australian Historical Studies, v. 24, n. 96, p. 4-15, 1991.

DE CARVALHO, Bruno Leal Pastor. História Pública e redes sociais na internet: elementos iniciais para um debate contemporâneo. Revista Transversos, 2016, 7.7: 35-53.

GRINBERG, Keila. A História que está na moda: divulgação científica, ensino de História e internet. 2011. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/a-historia-que-esta-na-moda-divulgacao-cientifica-ensino-de-historia-e-internet/. Consultado em 20/10/2022.

KELLEY, Robert. Public history: Its origins, nature, and prospects. The public historian, p. 16-28, 1978. Explore JSTOR, volume 1, no 1, outono de 1978, p. 16-28.

MAYNARD, Dilton Cândido S. Passado eletrônico: notas sobre história digital. Acervo, v. 29, n. 2, p. 103-116, 2016.

MONTEIRO, Ana Maria; PENNA, Fernando Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação & Realidade, Porto Alegre. v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr., 2011.

MORAES, Daniela Martins de Menezes. Ensinar e aprender História nas redes sociais online: possibilidades e desafios para o espaço escolar. 2018. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

MORLEY, Neville. Antiquity and modernity. John Wiley & Sons, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.) Fontes históricas. 2.ed., I a reimpressão. São Paulo. Contexto, 2008.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, v. 11, n. 1, p. 28-51, 2015.

VAZ, Paulo. As esperanças democráticas e a evolução da Internet. Revista Famecos, Porto Alegre, nº 24, julho 2004, p. 125-139.

WNDERROSCK, Renan Carvalho. A História no Mundo Digital: breves considerações sobre as tecnologias digitais e o Ensino de História. Epígrafe, v. 10, n. 2, p. 330-359, 2021.

Téléchargements

Publiée

2024-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos para Dossiê