Paternidade e deficiência intelectual: um olhar histórico-sociológico sobre o pai contemporâneo a partir de narrativas maternas

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DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v14i2.51798

Mots-clés :

Deficiência Intelectual, Narrativas Maternas, Paternidade, Educação, Inclusão

Résumé

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as circunstâncias atuais acerca do exercício da paternidade diante do filho com deficiência intelectual. Busca, através de reflexões, propor percepções sobre o papel do pai contemporâneo a partir de narrativas de mães e como a construção histórico-sociológica da constituição da paternidade interfere significativamente no contexto atual. A metodologia empregada foi qualitativo-teórica sem representatividade numérica com caráter bibliográfico-fenomenológico buscando, nessa perspectiva, chega a percepção de uma realidade a partir de narrativas pautadas na experiência. Discute-se, a priori, o retrato histórico-sociológico do homem e seu papel na família contrastando o modelo inicial de família e as transformações vivenciadas na condição moderna. Após isso, são trazidas as urgências da contemporaneidade sobre o papel do homem na família enquanto pai de criança / adolescente com deficiência intelectual e as possíveis modificações familiares implicadas a partir dessa nova dinâmica sob a ótica da mulher mãe. Em seguida, são propostas análises de narrativas de genitoras que possuem seus filhos inseridos no Atendimento Educacional Especializado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador e como se dão as relações do pai junto ao filho inicialmente não idealizado. É plausível concluir que os resultados mediante as considerações apresentadas direcionam a pensar que existe uma lacuna significativa entre o cuidado materno e o cuidado paterno diante do filho com deficiência intelectual e que essas circunstâncias interferem de forma considerável no desenvolvimento da criança / adolescente mudando, por vezes, a constituição familiar e os vínculos outrora pré-estabelecidos.

 

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Publiée

2023-10-17

Numéro

Rubrique

Artigos para Dossiê