Ensino de História por meio das sonoridades em uma escola atingida pela Bar ragem de Fundão (Mariana-MG, 2022)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.51085

Mots-clés :

Bento Rodrigues., Barragem de Fundão., Sonoridades históricas., Ensino de História.

Résumé

O artigo discorre sobre os procedimentos e interpreta os resultados parciais do projeto pedagógico “Sonoridades Históricas de Bento Rodrigues”, desenvolvido a partir de agosto de 2022 na Escola Municipal Bento Rodrigues, soterrada em 2015 devido à queda da Barragem de Fundão. Realocada na sede urbana de Mariana, tem acolhido ações voltadas à superação do trauma vivido pelos(as) moradores(as) daquela comunidade, bem como ao reconhecimento de seus direitos, entre as quais o projeto aqui abordado, que porta como objetivos: 1) formular com os(as) estudantes (considerando, assim, suas memórias e cultura de história) uma ressignificação do processo histórico de ocupação da região desde o século XVII à atualidade, sob o viés das sonoridades; 2) promover uma crítica propositiva, em âmbito teórico-conceitual e metodológico, ao emprego das sonoridades no ensino de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABREU, Marcelo; CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Cultura de história, história pública e ensino de história: investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, 2019.

BARCI-CASTRIOTA, L. Patrimônio e direitos humanos: a ação do ICOMOS no caso de Bento Rodrigues. In: YORY, C.M. (Ed.), Identidad territorial, globalización y patrimônio. Bogotá: Editorial Universidad Católica de Colombia, 2021.

BARROS, Ellen. Indenizações: sem acesso à comunicação não tem negociação, e agora? Jornal A Sirene, jul. 2020.

BOAS, Franz. A formação da antropologia americana. 1883-1911. Organização e introdução: George W. Stocking Jr. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora da UFRJ, 2004.

BUARQUE, Virgínia; BUSCACIO, Cesar Maia. Regimes de escuta e espaço histórico de Minas (séculos XVIII-XIX). Revista Antíteses. Londrina, v. 14, n. 28, p. 223-257, jul.-dez. 2021.

BUDASZ, Rogério. O Triângulo Atlântico: sons da Ibéria, África e Brasil durante o período colonial. s. d. Disponível em: http://www.rem.ufpr.br/banza/sonora/triangulo.html. Acesso em: 5 set. 2022

CAMPESATO, Lílian. Dialética do ruído. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 20. Anais... Florianópolis, 2010.

CAMPOLINA, Bernardo; CAVALCANTE, Anderson. Economia minerária e seu impacto urbano: desafios e contradições na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Redes, Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 1, jan.-abr. 2017.

CAPELLER, Ivan. Introdução à arqueologia da escuta - Do som e da voz como objetos de enunciação. Ciberlegenda, p. 7-15, 2011.

CAIUBY NOVAES, Sylvia (coord.). Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade. Velhas questões, novas inquietações. Projeto Temático apresentado à FAPESP, 2002. Mimeo.

CELESTINO, Silva Marcelo; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues. Uma análise das reportagens no jornal A Sirene: um porta-voz dos atingidos pelo desastre da Samarco. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 7. n. 2, 2017.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.

CORBIN, Alain. Histoire et antropologie sensorielle. Anthropologie et sociétés, v. 14, n. 2, p. 13-24, 1990.

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. A vida em segundo plano: produção de conhecimentos histórico-educacionais a partir de fotografias do desastre ambiental de Mariana-MG. Revista TEL, Irati, v. 8, n.2, p. 119-138, jul.-dez. 2017.

CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Memórias e sensibilidades numa produção de conhecimentos histórico-educacionais. Revista Memória em Rede, Pelotas, v.10, n.17, p. 26-45, jul./dez.2017.

DINAT, Camila. Revisão sistemática de literatura do modelo de governança da Fundação Renova: subsídios para uma análise crítica. 2022. 72f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade e Gestão Ambiental) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022.

FEBVRE, Lucien. O problema da incredulidade do século XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FORTUNA, Carlos. Identidades, percursos e paisagens culturais: Estudos Sociológicos de cultura urbana. Oeiras: Celta, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 16ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREITAS, Anielle Kelly Vilela; CASTRIOTA, Leonardo Barci. Conservação e valores na proteção da paisagem cultural de Bento Rodrigues. ENCONTRO INTERNACIONAL ARQUIMEMÓRIA, 5: sobre preservação do patrimônio edificado. Anais… Salvador, 27 de nov a 1 dez. 2017.

GODOY, Lucas. Relatório técnico: geografia. In: LIMA, Kleverson Theodoro; ANDRADE, Viviane Corrado de. Diagnóstico Preliminar dos bens culturais identificados no território atingido em Mariana pelo rompimento da barragem de Fundão. Lagoa Santa: Pólen Consultoria Patrimônio e Projetos, 2017.

GONÇALVES, Eva da Paixão et al. Com apoio de QUEIRÓZ, Luzia; BONIFÁCIO, Miriã. Não te ver... dá uma saudade. Jornal A Sirene, Ed. 18, set. 2017.

HIKIJI, Rose Satiko. Possibilidades de uma audição da vida social. ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 28. Anais... 2004.

HUNZICKER, Adriane Cristina de Melo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; SANTOS, Marcelo Loures dos. A Escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão. Revista da UFMG, v. 27, n. 2, p. 80-105, 2020.

HUTTA, Jan Simon. Cartografia do aconchego como uma cartografia de poder. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 42. v. 2, Número Especial “Múltiplas Microterritorialidades nas Cidades”, p. 63-89, jun. 2020.

ICOMOS BRASIL. Dossiê de tombamento de Bento Rodrigues. Belo Horizonte, maio 2019. Disponível em: http://patrimoniocultural.blog.br/wp-content/uploads/2019/06/DOSSIE-BENTO-ICOMOS-2019.pdf. Acesso em: 5 set. 2022.

Marcas da lama: 1 ano do maior desastre ambiental do país. Brasil de Fato, 1 nov. 2016. Disponível em: http://pensaeai.blogspot.com/2016/11/marcas-da-lama-o-maior-desastre.html. Acesso em: 5 set. 2022.

JESUS, Patrícia Gonçalves de; RIBEIRO, Cristiane Maria. Oficina pedagógica: um produto educacional como oportunidade de conhecimento das ações afirmativas. Urutaí: Instituto Federal Goiano, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/599688/2/Produto%20educacional%20final%20Oficina%20Pedagogica.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: Corpo, lugar de memória. In: Língua e literatura: limites e fronteiras, Belo Horizonte, v.12, n. 26, ago./set. 1998.

MONTEIRO, Ricardo Rodrigues. Semiótica e cartografia: um estudo dos signos e da comunicação dos mapas pelas teorias de Charles Sanders Peirce. 2018. 365f. Tese (Doutorado em Ciências – Geografia Humana). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

MUNIZ, Marcos et al. Com apoio de RANGEL, Laura; FÉLIX, Daniela; FILQUEIRAS, Silmara. Minha vida lá. Jornal A Sirene, Ed. 20, nov. 2017.

NUNES, Magno Alex de Jesus; COSTA, Silviane Gasparino; SILVA, Rosiane Gomes. O Quadrilátero Ferrífero e o norte de Minas Gerais: análise da história e importância econômica. s. d. Disponível em: http://unimontes.br/arquivos/2012/geografia_ixerg/eixo_politica_meio_ambiente/o_quadrilatero_ferrifero_e_o_norte_de_minas_gerais_analise_da_historia_e_import%C3%82ncia_econ%C3%94mica.pdf. Acesso em: 5 set. 2022.

OBICI, Giuliano. Condição de escuta: mídia e territórios sonoros. 2006. 162f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica). PUC, São Paulo, 2006.

OLIVEIRA, José Eduardo de. Bento Rodrigues: trajetória e tragédia de um distrito do ouro. S. d. Disponível em: file:///C:/Users/Dell/Downloads/Bento_Rodrigues_trajetoria_e_tragedia_de.pdf. Acesso em 5 set. 2022.

OLIVEIRA, Júlio Cesar. A polifonia perdida do Arraial do Tijuco. Opsis: Revista do Departamento de História e Ciências Sociais - UFG, v. 8, n. 11, p. 37-58, 2008.

POHL, Johann Emanuel. Viagem ao interior do Brasil. Tradução de Milton Amado e Eugênio Amado. Apresentação e notas de Mário Guimarães Ferri. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Ed. da Universidade de São Paulo, 1976 [1823 e 1837].

REIS, Filipe. A (i)materialidade do som: antropologia e sonoridades. Disponível em: https://www.academia.edu/1094759/A_i_materialidade_do_som_Antropologia_e_Sonoridades. Acesso em: 5 set. 2022.

ROZA, Luciano Magela. Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira. 2009. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

SAFATLE, Vladimir. O amor é mais frio que a morte: negatividade, infinitude e indeterminação na teoria hegeliana do desejo. Kriterion, Belo Horizonte, n. 117, p. 95-125, jun. 2008.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tradução de Vivaldi Moreira. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000 [1830-1851].

SALES, Andreia; MUNIZ, Marinalda; PASCOAL. Genival. “Era na Água Santa”. A Sirene, 4 abr. 2018. Com apoio de Miriã Bonifácio. Disponível em: http://jornalasirene.com.br/cultura-memoria/2018/04/04/era-na-agua-santa. Acesso em: 7 mar. 2022.

SAMPAIO, Daniel Morgado. A crise da indústria da cultura: visões de Adorno e de Attali sobre a música contemporânea. 1025. 128f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura). Universidade do Minho, Portugal. 2015.

SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais. Ensaio interdisciplinar. Brasília: EdUnB, 1993.

SILVA, Maria Emília de Souza; CRUZ, Luiz Felipe da; ANGELINO, João Victor et. al. Rotina, atividades e lazer: o dia a dia dos(as) estudantes de Paracatu de Baixo no ensino emergencial remoto durante a pandemia de Covid19. Jornal A Sirene, Ed. 66, out. 2021.

SILVA, “Saloma” Salomão Jovino da. Memórias sonoras da noite: musicalidades africanas no Brasil Oitocentista. 2005. Tese (Doutorado em História). PUC-SP, São Paulo, 2005.

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Ensino de história e sensibilidade: o ver, o ouvir e o imaginar nas aulas de História. História & Ensino, Londrina, v. 25, n. 02, p. 167-190, jul.-dez. 2019.

VIANA, Fábio Henrique. A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822). 2011. 203f. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

VIDAL, Laurent. Alain Corbin o prazer do historiador. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, p. 11-31, jan. 2005.

VILELA, Ivan. Vem viola, vem cantando. Estudos Avançados, v. 24, n. 69, 2010.

WISNIK, J. Miguel. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras/Círculo do Livro, 1989.

Téléchargements

Publiée

2024-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos para Dossiê