O triunfo das aparências: poder e moda no Segundo Império francês

Autores

  • Paulo Debom PPGH-UERJ, Universidade Candido Mendes, SENAC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v4i2.48785

Palavras-chave:

Napoleão III, Poder Político, Moda

Resumo

Esse artigo – parte de minha pesquisa de Doutorado em andamento – tem por objetivo refletir sobre o processo de construção da imagem pública de Napoleão III. Partindo da análise de sua trajetória, de seus discursos e da moda durante seu governo,
esse texto analisa as estratégias do soberano para forjar seu poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGULHON, Maurice. 1848: O Aprendizado da República. SP: Editora Paz e Terra,

ANCEAU, Éric. Second Empire. Parlament [s]. Revue d’histoire politique. Nº 4.

Paris: Éditions Pepper – L’Harmattan, Octobre 2008.

BARTHES, Roland. Sistema da Moda. SP: Ed. Martins Fontes, 2008.

BOUCHER, François. Histoire du Costume en Occident. Paris: Flammarion, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O Costureiro e sua Grife In: A Produção da Crença:

contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Editora Zouk.

, p.113-190.

CALANCA, Daniela. História Social da Moda. SP: Editora SENAC, 2008.

DION-TENENBAUM, Anne. Les Appartements Napoléon III. Paris: Musée du

Louvre Editions & Les Éditions Beaux Arts, 2006.

ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. RJ: Jorge Zahar Editor, 2001.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Volumes 1 e 2. RJ: Jorge Zahar Editor, 2008.

FORTESCUE, William. Revolução e Contra-revolução na França: 1815-1852. SP:

Ed. Martins Fontes, 1992.

GAY, Peter. O Século de Schnitzler: A Formação da Cultura da Classe Média

-1914. SP: Companhia das Letras, 2002

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Pensando a Moda. Folha de São Paulo Mais!. São Paulo,

p.6-9. 05 de maio de 2002.

HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital. SP: Editora Paz e Terra, 1988.

KÖHLER, Carl. A History of Costume. NY: Dover Publications, 1963.

LAVER, James. A Roupa e a Moda, SP: Companhia das Letras, 1996.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a Moda e seu Destino nas

Sociedades Modernas. SP: Companhia das Letras, 2002.

MARLY, Diana de. Worth: Father of Haute Couture. London: Elm Tree Books,

MAYER, Arno J. A Força da Tradição: a Persistência do Antigo Regime. SP:

Companhia das Letras, 1987.

MÉNAGER, Bernard. Les Napoléon du Peuple. France: Aubier, 1988.

MILZA, Pierre. Napoléon III. Paris: Perrin Editions, 2008.

_____________ & BERSTEIN, Serge. História do Século XIX, Portugal: Publicações

Europa-América, 1997.

PELICANO, Isilda. A Alta Costura : Selling a Dream. Revista Vestir, número 57,

Lisboa: Publicações do Centro de Formação Profissional da Indústria do Vestuário e

Confecção, 2008

RACINET, Albert.The Historical Encyclopedia of Costumes. NY: Facts on File,

YON, Jean-Claude. Le Second Empire: politique, societé et culture. Paris: Armand

Colin, 2004.

L'art en France sous le Second Empire. Catalogue de l'exposition du Grand Palais, 11

mai - 13 août 1979, Editions de la Réunion des Musées Nationaux, Paris, 1979.

À La Table D”Eugénie: le service de la bouche dans lês palais impériaux. Catalogue

de l’exposition au Musée National du Château de Compiègne, 03 octobre- 18 janvier

, Editions de la Réunion des Musées Nationaux, Compiègne, 2009.

Le Guide du Louvre. Paris: Musée du Louvre Éditions, 2005.

JOIN-DIÉTERLE, Catherine. (org).Sous L’Empire des Crinolines. Paris: Éditions

Musée Galliera, 2008.

MOULIN, Jean-Marie. Guide du Musée National du Château de Compiègne,

Editions de la Réunion des Musées Nationaux, 1992

Downloads

Publicado

2024-03-31