As Histórias D’os Sertões: a história, a crítica, o monumento
DOI :
https://doi.org/10.9771/rvh.v6i1.48698Mots-clés :
Os sertões, História, MonumentoRésumé
Apesar do trabalho de cunho historiográfico realizado pelo o autor, Os sertões é tradicionalmente classificado como reportagem ou literatura. Muitas das simplificações tipológicas estiveram vinculadas às disputas ocorridas entre os letrados brasileiros do início do século XX, principalmente no que tange à construção de uma identidade nacional. Tais literatos perceberam a obra como eminentemente literária. A busca romântica de uma essência nacional encontrou em Os sertões objeto privilegiado. Seu núcleo poético não limita interpretações do texto, que, ao longo da história do Brasil, sempre se abriu a leituras múltiplas vinculadas não somente às análises teóricas, mas também a embates políticos e intelectuais travados entre interlocutores e críticos. Assim, o estudo proposto contribui no sentido de analisar referido o livro sob um olhar teórico e historiográfico.
Téléchargements
Références
ABREU, Regina. O enigma de Os Sertões. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
CASTRO, Celso. Os militares e a república: um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
CUNHA, Euclides da. Diário de uma expedição. Organizado por Walnice Nogueira Galvão. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_____. Os sertões: campanha de Canudos. Edição, prefácio, cronologia, notas e índices de Leopoldo M. Bernucci. 2ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
DECCA, Edgar Salvadori de. Literatura em ruínas ou ruínas na literatura? In: BRESCIANI, Stella e NAXARA, Márcia (org.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001, pp.149-173.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado, Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed.PUCRJ, 2006.
_____. historia/Historia. Madri: Editorial Trotta, 2004.
LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
_____. Terra Ignota: a construção de Os Sertões. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
RABELLO, Sylvio. Euclides da Cunha. Coleção Grandes Biografias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1946.
VENTURA, Roberto. Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil, 1870-1914. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ZILLY, Berthold. A Guerra de Canudos e o imaginário da sociedade sertaneja em Os sertões, de Euclides da Cunha: da crônica à ficção In: CHIAPPINI, Ligia & AGUIAR, Flávio Wolf de (Orgs.). Literatura e história na América Latina. São Paulo: Edusp, 1993, p.37-73.