Portugal e Inglaterra no período pombalino: relações e influências sobre os conflitos entre espanhóis e portugueses na região do Prata

Auteurs

  • Daniel Oliveira UNISINOS

DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v6i1.48696

Mots-clés :

Pombalismo, Diplomacia, tratados comerciais anglo-lusitanos, Companhias de comércio, Conflitos no Prata

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar as ambíguas relações estabelecidas entre Portugal e Inglaterra no período Pombalino (1750-1777), enfocando suas consequências nos conflitos ocorridos entre Portugal e Espanha, dando ênfase à região do Prata, que resultaram na assinatura do Tratado de Santo Ildefonso. Dessa forma, é realizado um estudo sobre os antecedentes da aliança política e econômica anglo-lusitana, concretizada a partir do Tratado de Methuen (1703). Também é levado em consideração nessa análise o período em que Sebastião José de Carvalho e Melo (Conde de Oeiras e depois Marquês de Pombal) prestou serviços a coroa portuguesa como embaixador português em Londres, entre 1738 e 1742. Este período teria servido para Pombal entender os motivos da supremacia britânica sobre Portugal e também servido de base para as medidas adotadas quando subiu ao poder como primeiro ministro de D. José I.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AZEVEDO, João Lúcio. O Marquês de Pombal e a sua época. Rio de Janeiro: Annuario do Brasil, 1950.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O Expansionismo Brasileiro e a Formação dos Estados na Bacia do Prata: Da Colonização à Guerra da Tríplice Aliança. São Paulo: Ensaio/Editora da Universidade de Brasília, 1950.

BESSA-LUÍS, Agustina. Sebastião José. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

FALCON, Francisco José Calazans. A Época Pombalina (Política Econômica e Monarquia Ilustrada). São Paulo, Ática: 1982.

FALCON, Francisco José Calazans. O império luso-brasileiro e a questão da dependência inglesa – Um estudo de caso. Revista Nova Economia. Belo Horizonte, 15(2), p. 11-34, 2005.

MANCHESTER, Alan K. Preeminência Inglesa no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1973.

MAURO, F. Portugal e o Brasil: A Estrutura Política e Econômica do Império, 1570-1750. In: L.BETHELL (org.), História da América Latina: A América Latina Colonial I, São Paulo: Edusp, 1984.

MENDONÇA, Marcos Carneiro. Século XVIII: Século Pombalino do Brasil. Rio de Janeiro: Xerox, 1989.

PRADO, Fabrício Pereira. A Colônia de Sacramento: O Extremo Sul da América Portuguesa no Século XVIII. Porto Alegre: direitos de publicação do autor, 2002.

SILVA, A.M. Portugal e o Brasil: A Estrutura Política e Econômica do Império, 1750 – 1808. In: L.BETHELL (org.), História da América Latina: A América Latina Colonial I, São Paulo: Edusp, 1984.

SOARES, Alvaro Teixeira. Diplomacia do Império no Rio da Prata (Até 1865). Rio de Janeiro: Brand, 1955.

SOARES, Alvaro Teixeira. O Marquês de Pombal. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1961.sinos.br

Téléchargements

Publiée

2013-08-06