A importância do ensino de história na formação do estudante como indivíduo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.51017

Mots-clés :

Educação, História, Identidade, Cidadania

Résumé

O ensino de história impacta na formação dos estudantes, influenciando o desenvolvimento da identidade individual e coletiva na formação de cidadãos para exercer a cidadania e no desenvolvimento do pensamento crítico. O objetivo do presente artigo é analisar a importância da história na formação da identidade, que começa a ser constituída a partir do contato do indivíduo com o meio social e cultural ao qual está inserido; o impacto na formação para o exercício da cidadania e no desenvolvimento do pensamento crítico, formando o aluno para ser capaz de analisar contextos históricos e realizar reflexões e elaborando conclusões. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Revista do Curso de Direito da FSG, v. 3, n. 5, p. 141-151, 2010.

BOAS, Ana Catarina Morais Vilas. Educar para a Cidadania, a Evidência da História. O contributo da História na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. 2022. FLUP.

BONITO, J. (2022). CIDADANIA E SOCORRISMO. Revista Contexto & Educação, 37(117), 63–84. Disponível em: <https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12887>. Acesso em 13 de agosto de 2022.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br › arquivos › pdf › livro05>. Acessado em: 10 de maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DAGOSTIN, Júlia Eduarda; DAL MOLIN, Débora Cristina. Ensino de história: Local e identidade social. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 1840-1850, 2022.

GONÇALVES, Aline Loredane; DE CARVALHO FIGUEIREDO, Frederico. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E O ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO TEÓRICA. Revista Criar Educação, v. 10, n. 2, p. 92-110, 2022.

LIMA, V. R.; BRAND, A. J. e MARINHO, M. História, identidade e desenvolvimento local: questões e conceitos. História & Perspectivas, v. 1, p. 363-388, 2008.

MARTINAZZO, Celso José. Identidade humana: unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária. Revista Contexto & Educação, v. 25, n. 84, p. 31-50, 2010.

MENDES, Anna Paula Alvez. BARBOSA, Carolina da Mata. QUEIROZ, Aparecisa Martins. SILVA, Luciana Sérgio. O ENSINO DE HISTÓRIA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Disponível em: . Acesso em 29 de julho de 2022.

MIRANDA, Liliane de Jesus Nascimento; SCHIER, Dirlei Afonso. A influência do ensino de história na educação infantil e formação do aluno. Educação em Foco, Edição nº: 08/Ano: 2016.

MORETTI, Francielie. O Ensino de História e a Formação Crítica do Indivíduo. historiaoffline.com. Disponível em <https://sites.google.com/a/historiaoffline.com/historia/ensino-de-historia/o-ensino-de-historia-e-a-formacao-critica-do-individuo>. Acesso em: 30 de julho de 2022.

RAINBOLT, George et al. Pensamento crítico. Fundamento, n. 1, 2010.

YILMAZ, Kaya. A vision of history teaching and learning: Thoughts on history education in secondary schools. The high school journal, p. 37-46, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos para Dossiê