O ensino de cultura africana no ensino superior na cidade de Jequié-BA
DOI :
https://doi.org/10.9771/rvh.v7i1.48681Mots-clés :
Cultura afro-brasileira, Educação em cultura africana no ensino Superior, Formação de ProfessoresRésumé
O objeto deste artigo é contribuir com os estudos que envolvem o preparo dos professores para ensinar Cultura Africana analisando a preocupação com a história africana nos cursos de graduação, visto que nem todos os professores se encontram preparados para cumprir a lei 10.639/2003. O presente trabalho propõe-se analisar a importância do ensino de cultura africana aos estudantes desde ensino fundamental ao ensino superior, bem como se este processo vem acontecendo na cidade de Jequié-BA.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, G. S. O ensino de cultura africana nos cursos de licenciatura da cidade de Jequié – Bahia. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior). Faculdade Integrada Euclides Fernandes. Jequié: Faculdade Integrada Euclides Fernandes - FIEF, 2013.
BARBOSA, R. A. Histórias africanas para contar e recontar. São Paulo: Editora do Brasil, 2001.
BERNARD, François. Por uma redefinição do conceito de diversidade cultural. In: BRANT, Leonardo. Diversidade Cultural. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.
BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino em História. São Paulo: Pairus, 2007.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese dos Indicadores de 2009. Rio de Janeiro: IBGE;
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 26 ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2007.
SANTOS, J.R. dos. Gosto de África: histórias de lá e daqui. São Paulo: Global, 2006.