A alta sociedade carioca nos anos 1950: distinções nas páginas da Rio Magazine

Auteurs

  • Ana Claudia Lourenço Ferreira Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.9771/rvh.v11i2.47879

Mots-clés :

Rio Magazine, Anos 1950, Distinção

Résumé

A partir da teoria de Bourdieu em A Distinção, onde o autor afirma que o “gosto” é construído socialmente e que o vestuário é geralmente melhor articulado por quem possui capital cultural herdado, este artigo se pauta nos textos e imagens de moda dos anos 1950 da revista Rio Magazine com o intuito de mostrar como a revista confirmava a hegemonia do gosto e do estilo de vida da alta sociedade ao figurar as próprias damas da sociedade como exemplos de elegância e bons modos, além de desconstruir a percepção da “alta sociedade” como um grupo homogêneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk Editora, 2013.

CORREIO DA MANHÃ: jornal impresso diário. Rio de Janeiro: 27 set., 1951, 1º caderno.

______ . 04 dez., 1955, 5º caderno.

______ . 10 nov., 1957, 5º caderno.

CRANE, Diana. Reflexões sobre a moda: o vestuário como fenômeno social. In: BUENO, Maria Lucia; CAMARGO, Luiz Octávio de Lima (orgs.). Cultura e Consumo: estilo de vida na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008, p.162.

DURAND, José Carlos. Moda, Luxo e Economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988, p.71.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985, p.193.

MARIA, Maurício Fraga Alves. Das gossip columns às novas colunas sociais brasileiras: política e modernização na imprensa brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São Paulo, n.33, out., 2008. Disponível em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao33/materia03/>. Acesso em: 15 set. 2013.

RIO MAGAZINE: revista mensal. Rio de Janeiro: Ed. Rio Magazine Ltda., mai., 1949.

______ . ago., 1949.

______ . mar., 1951.

______ . out., 1951, n.208, ano XVIII.

______ . jul., 1952, n.216, ano XIX.

______ . set., 1952, n.218, ano XIX.

______ . dez.,1952, n.220, ano XX.

______ . mai., 1953, n.225, ano XX.

______ . jun., 1953, n.226, ano XX.

______ . jul., 1953, n.227, ano XX.

______ . mar., 1954, n.234, ano XX.

______ . mar., 1955, n.241, ano XXI.

______ . jun.1957, n.269, ano XXIII.

______ . mar. 1960, n. 298, ano XXV.

SALLES, Joana Pedrassoli. Arte, moda e indústria no Brasil na década de 1950: Christian Dior, Salvador Dali, Jacques Fath e Elsa Schiaparelli. IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte. São Paulo: Senac SP, vol.2, n.1, p.10, 2009. Disponível em: <http://www.iararevista.sp.senac.br/arquivos/noticias/arquivos/49/anexos/pdf.pdf>. Acesso em: 30 set. 2013.

SÃO PAULO MAGAZINE: revista mensal. Rio de Janeiro: Ed. Rio Magazine Ltda., fev. 1956.

SEIXAS, Cristina Araújo de. A Questão da Cópia e da Interpretação no Contexto da Produção de Moda da Casa Canadá, no Rio de Janeiro da Década de ’50. 2002. Dissertação (Mestrado em Arte e Design). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p.38.

SUED, Ibrahim. Como entrar no society. Senhor. Revista mensal. Rio de Janeiro: nov., 1960, ano 2, n.11, p.34-37.

Téléchargements

Publiée

2018-12-28

Numéro

Rubrique

Artigos para Dossiê