Representações da Idade Média no livro didático: estratégias de ensino-aprendizagem para uma descolonização do Medievo
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.50675Palabras clave:
Descolonização, Ensino escolar, Idade MédiaResumen
Este artigo busca abordar criticamente algumas formas como a Idade Média é representada no livro didático História e Reflexão, de Gilberto Cotrim (1996), voltado para os estudantes da 6ª série, no intuito de analisar de que forma este tipo de suporte cultural pode auxiliar no ensino escolar de História. Para cumprir com tal mister, esta pesquisa valeu-se de uma abordagem qualitativa associada ao método histórico. Os achados indicam que embora a referida obra, por vezes, apresente uma Idade Média dissonante da historiografia especializada, ainda assim seria capaz de viabilizar ao professor eficientes estratégias didático-pedagógicas para a descolonização do ensino escolar da Idade Média.
Descargas
Citas
BARROS, José D’Assunção. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe. Revista História/UNESP. SP, 28,1, 2009.
BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano 1000 à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006.
COTRIM, Gilberto. História e Reflexão, 6ª série. São Paulo: Saraiva, 1996.
FABBRO. Eduardo. Poder e História: a nova história política da Idade Média. In: Tempo de Histórias, n.8, 2004.
FRANCO JR, Hilário. A Idade Média. O Nascimento do Ocidente. SP: Brasiliense, 2001.
GASKELL, Ivan. História das imagens. In: BURKE, Peter. A Escrita da História. Novas Perspectivas, São Paulo, 1992
LIMA, Marcelo Pereira. Representações da península Ibérica Medieval nos livros didáticos: os (des)compassos entre a escola e a academia? Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 2012.
MACEDO, José Rivair. Repensando o ensino de Idade Média no Ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2004.
PEREIRA, Nilton M.; TORELLY, Gabriel. Ensino de História, Memória e fabulação. Aedos, v.4, n.4, 2014. Disponível na Internet via< http://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/41899>. Acesso em junho de 2022.
SARTIN, Gustavo. O surgimento do conceito de “Antiguidade Tardia” e a encruzilhada da historiografia atual. Brathair, 9, 2, 2009.
SAUERBRONN, F. F.; FARIA, A. A utilização do método histórico em pesquisa acadêmica de marketing. Estratégia e Negócios, v.2, n.2, 2009.
SILVA, Ademir Luiz da. Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars. ArtCultura, Uberlândia, v. 16, n. 28, jan-jun. 2014.
SILVA, Edlene Oliveira. Cinema e ensino de história: a Idade Média em “O Nome da Rosa” de Jean-Jacques Annaud. O Olho da História, n. 17, Salvador (BA), dezembro de 2011.
SILVA, Edlene Oliveira. Relações entre imagens e textos no ensino de História. Saeculum (UFPB), v..22, 2010.
SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019.
SILVEIRA, Aline Dias da. Algumas experiências, perspectivas e desafios da Medievalística no Brasil frente às demandas atuais. Revista Brasileira de História, v .36 n. 72, São Paulo May/Aug. 2016 Epub Sep 15, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Veredas da História
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.