Histórias possíveis: identidades e relações de gênero na escola
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v5i2.48722Palabras clave:
Relações de gênero, Sexualidades, Escola, Gênero e Diversidade na Escola (GDE)Resumen
Pretende-se nesse artigo tratar das representações sobre as identidades e as relações de gênero presentes nos discursos de professores das escolas públicas do Distrito Federal que participaram do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) durante o ano de 2012-2013. As falas analisadas foram selecionadas dos fóruns do módulo Gênero realizado no ambiente online de aprendizagem. A escola constrói conhecimentos, mas o faz, muitas vezes, reproduzindo padrões sociais, perpetuando concepções, valores e hierarquias sociais, fabricando sujeitos (seus corpos e identidades), legitimando relações de poder. Mas a escola, ao mesmo tempo em que reforça estereótipos e preconceitos de gênero, pode ser espaço privilegiado no enfrentamento da violência e discriminação contra mulheres, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.
Descargas
Citas
BAILLARGEON, Denyse. No calor do debate: a maternidade em perspectiva. In:
SWAIN, Tânia Navarro (org). Feminisnos: teoerias e perspectivas. Textos de História.
Revista da Pós-Graduação em História da UnB. Brasília: UnB, 2000. Vol 8, n.1/2.
BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é transexualidade. São Paulo; Brasiliense,
BOURDIEU, Pierre. A linguagem autorizada. In: A economia das trocas lingüísticas: o
que falar quer dizer. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1998.
BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais:terceiros e quarto ciclos , temas transversais. Brasilia. MEC SEF, 1998.
BRITO, Eleonora Zicari Costa de. Justiça e Gênero: uma história da justiça de
menores em Brasília (1960-1990). Brasília: Ed, Universidade de Brasília; Finatec,
CALDAS-COULTHARD, Carmen Rosa; Theo van Lueuwen. Discurso Crítico e
Gênero no Mundo Infantil: brinquedos a representação de atores sociais. Disponível
em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0403/3%20art%201.pdf.
Acessado em 18/10/2013.
FLAX, Jane — Postmodernism and Gender Relations in Feminist Theory; Signs v.12
no.4, 1987.
FOUCAULT, Michel. Herculine Barbin: o diário de um hermafrodita. Rio de Janeiro:
Francisco Alves, 1982.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, 1985. v. 2: O uso
dos prazeres.
GANDELMAN, Luciana M. Gênero e ensino: parâmetros curriculares,
fundacionalismo biológico e teorias feministas. In: ABREU, M. & SOIHET, R. (org)
Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da
Palavra, 2009.
GROSSI, Miriam; SCOTT, Joan. Entrevista com Joan Scott. Disponível em:
journal.ufsc.br/index.php/ref/article/download/12037/11314. Acessado em: 30 de
agosto de 2013.
JUNQUEIRA, Rogério. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: Diversidade
Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escola. JUNQUEIRA,
Rogério (org). Brasilia: MEC, UNESCO, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Heteronormatividade e homofobia. In: Diversidade Sexual na
Educação: problematizações sobre a homofobia nas escola. JUNQUEIRA, Rogério
(org). Brasilia: MEC, UNESCO, 2009.
MAGALHÃES, Renato Vasconcelos. Bullying e as diversas formas de discriminação.
Disponível em: http://www.conjur.com.br/2009-abr-08/bullying-porta-aberta-violenciamulher. Acessado em 10 setembro de 2013
RASSI, Amanda Pontes. Do acontecimento histórico ao acontecimento discursivo: uma
análise da “Marcha das vadias”. Revista de história UEG. Goiânia, v.1, n.1, p.43-63,
jan./jun. 2012.
RUBIN, Gayle; BUTLER, Judith. Tráfico sexual: entrevista. Cad. Pagu. Campinas, n.
, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acessos em: 29 setembro 2013.
SANTOS, Boaventura Souza. Para uma concepção multicultural de direitos humanos.
In: Revista Contexto Internacional. Rio de Janeiro, vol 23, nº1, Janeiro/junho de 2001.
p. 7-34.
SCOTT, Joan. História das mulheres. In: Peter Burke (Org.). A escrita da história:
novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.
SWAIN, Tânia Navarro. A Invenção do corpo feminino ou a hora e a vez do
nomadismo identitário. In: SWAIN, Tânia Navarro (org). Feminisnos: teoerias e
perspectivas. Textos de História. Revista da Pós-Graduação em História da UnB.
Brasília: UnB, 2000. Vol 8, n.1/2.