O cinema clássico-narrativo em Hitchcock: comentários sobre o filme “Janela Indiscreta”

Autores/as

  • Andréia Rosin Caprino Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v11i1.47893

Palabras clave:

Cinema clássico-narrativo, Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta

Resumen

O tema proposto no presente artigo versa sobre a construção cinematográfica no cinema clássico-narrativo, datado do final da década de 1900 até o pós Segunda Guerra, mas que estende suas influências até os dias atuais. O cineasta Alfred Hitchcock (1899-1980) é um grande representante do auge desse cinema, ao mesmo tempo em que possui elementos modernos na sua elaboração fílmica. Almejamos apresentar o afirmado acima através do filme “Janela Indiscreta” (1954), grande produção do “mestre do suspense”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBERA, François. Modernidade e vanguarda do cinema. RJ: Azougue, 2012.

AUMONT, Jacques. Moderno? Por que o cinema se tornou a mais singular das artes. Campinas, SP: Papirus, 2008.

AUMONT, Jacques; Marie, Michel. A análise do filme. 1ª ed. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

SANTOS, Marcelo Moreira. A construção sígnica no cinema de Hitchcock (dissertação de mestrado). PUC SP, 2008.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Trad. Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência. SP: Paz e Terra, 2005.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Site: http://www.imdb.com.br Acesso em 19/06/2018.

Publicado

2018-08-04