Narrativas visuais de trabalhadoras de São Paulo (1940): perspectivas fotográficas de Hildegard Rosenthal
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i2.52013Keywords:
Hildegard Rosenthal. São Paulo. Narrativas VisuaisAbstract
O princípio balizador deste trabalho é o registro visual de uma fotógrafa imigrante – Hildegard Rosenthal – sobre as mulheres trabalhadoras que ocupavam a urbe paulistana. Logo, o objetivo do artigo é analisar como Hildegard Rosenthal construiu narrativas visuais das trabalhadoras que ocupavam São Paulo na década de 1940. Para a análise das fotografias ser efetiva, adapto o método proposto por Augusto Pieroni (2003), e divido a apreciação em formas e conteúdos. Como resultados esperados, compreendo que as narrativas visuais que Hildegard Rosenthal construiu das mulheres que ocupavam a urbe paulistana era diversificada, por vezes, não podemos negar, classista. Mas Hildegard Rosenthal buscou retratar as mais variadas ocupações, o que permite, na atualidade, termos um repertório diverso das mulheres trabalhadoras que constituíam a cidade de São Paulo nos anos 1940.
Downloads
References
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura. São Paulo no meio século XX. São Paulo: Edusp, 2015.
AZEVEDO, Nara; FERREIRA, Luiz Otávio. Modernização, políticas públicas e sistema de gênero no Brasil: educação e profissionalização feminina entre as décadas de 1920 e 1940. Cadernos Pagu (27), julho/dezembro de 2006, pp.213-254. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/cpa/n27/32143.pdf Acesso em: 08/06/2020.
BALDERSTON, T. Economics and Politics in the Weimar Republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BIROLI, Flávia. Divisão Sexual do Trabalho e Democracia. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 59, no 3, p. 719 - 68, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/kw4kSNvYvMYL6fGJ8KkLcQs/?lang=pt. Acesso em: 02/04/2022.
BORGES, Viviane; SALLA, Fernando. A gestão da menoridade sob o Serviço Social de Assistência e Proteção aos Menores de São Paulo (1930-1940): encruzilhada de saberes. Saúde e Sociedade [online]. 2018, v. 27, n. 2 pp. 326-337. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-12902018180139>. Acessado em 10/04/2022.
CARNEIRO, Maria Luiza. Imigrantes indesejáveis. A ideologia do etiquetamento durante a Era Vargas. Revista USP, São Paulo, no 119, outubro/novembro/dezembro 2018.
CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens: memória, história e fotografia. Revista Psicologia: organização e trabalho. Florianópolis, V.12, n.1, p.33-45, abril 2012.
COELHO, Maria Beatriz R. De V.. O campo da fotografia profissional no Brasil. Varia hist., Belo Horizonte , v. 22, n. 35, p. 79-99, June 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010487752006000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20/08/2022.
COELHO, Maria Beatriz. Imagens da nação: brasileiros na fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
COELHO, Maria Beatriz. O campo da fotografia profissional no Brasil. Varia hist., Belo Horizonte , v. 22, n. 35, June 2006, p. 79-99, . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010487752006000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20/08/2020.
COSTA, Helouise ; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
COSTA, Helouise. Sistema de arte e relações de gênero: retratos de artistas por Hildegard Rosenthal e Alice Brill. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 71, 13 dez. 2018, p. 115-131. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rieb/n71/2316. Acesso em: 10/10/2021.
FABRIS, AnnaTeresa. O desafio do olhar: fotografias e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol II. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
FORTES, Alexandre; RIBEIRO, Felipe. Trabalhadores e Segunda Guerra Mundial: debates introdutórios para um dossiê. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, V.11, p.1-7, 2019.
FORTES, Alexandre. World War II and brazilian workers: populism at the intersections between national and global histories. International Review of Social History, v. 62, Special Issue S25, dec. 2017, p. 165-190. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0020859017000608 Acesso em: 02/08/2021
GOMES, Angela de Castro. Ideologia e trabalho no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (Org). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.
GUARDANI, Mariana. Fotógrafos estrangeiros na cidade: Werner Haberkorn, Hildegard Rosenthal e Alice Brill. In: LANNA, Anna Lucia et al. São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo: Alameda, 2011. p. 415-442.
HIRATA, Helena. Gênero, Patriarcado, Trabalho e Classe. Revista Trabalho Necessário, V. 16, n. 29, p.14-27, 2018.
KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.
LIMA, Lúcia de Souza Alves de. Hildegard Rosenthal e a experiência de modernidade para mulheres fotógrafas na São Paulo da década de 1940. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 345–356, 2022. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4679. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4679. Acesso em: 28 nov. 2022.
MAGNANI, José Guilherme. As cidades de Tristes Trópicos. In: Revista de Antropologia. São Paulo: USP, 1999.
MATOS, Marcelo Badará. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2019.
MATOS, Maria Izilda Santos; TRUZZI, Oswaldo; CONCEIÇÃO, Carla Fernandes. Mulheres imigrantes: presença e ocultamento (interiores de São Paulo, 1880 – 1930). Revista Brasileira de Estudos de População [Online], V. 35, no 3, p. 1-25, 2018.
MATOS, Maria Izilda; BORELI, Andrea. Trabalho: espaço feminino no mercado produtivo. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova História das mulheres do Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
MAUAD, Ana Maria. Isso não é uma janela: uma fotografia e sua história. In: SCHIAVINATTO, Iara Lis; MENESES, Patrícia. A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar (org.). Vitória: Editora Milfontes, 2020.
MITCHELL, W. T. Iconologia. Imagen, Texto, ideologia. Buenos Aires: Intelectual, 2016.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. Trabalhadores negros e o "paradigma da ausência": contribuições à história social do trabalho no Brasil. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 29, no 59, p.607-626, setembro-dezembro 2016.
NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Editora Aurora, 2016.
PEDRO, Joana Maria. Traduzindo o debate: o uso da categoria gênero na pesquisa histórica. História [online]. vol.24, n.1, pp.77-98, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010190742005000100004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10/05/2021.
PERROT, Michele. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
PIERONI, Augusto. Leggere la fotografia: Osservazione e Analisi dele Immagini Fotografiche. Roma: Edup, 2003.
PINSKY, Carla Bassanezi. Imagens e representações I: A era dos modelos rígidos. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (org.). Nova História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
POCHMANN, Marcio. Tendências estruturais do mundo do trabalho no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, n. 1 , pp. 89-99. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.29562019. Acesso em: 10/11/2022
QUIJADA, Gonzalo Leiva. Mujeres y fotografía: la visibilidad de lo femenino. Aisthesis: Revista chilena de investigaciones estéticas, ISSN-e 0568-3939, Nº. 36, p. 138-149, 2003. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7009788. Acesso em: 10/03/2020.
RAGO, Margareth. Trabalho feminino e sexualidade. In: DEL PRIORE, Mary (org.); PINSKY, Carla Bassanezi (coord. de textos). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
RIZZINI, I. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
ROSENTHAL, Hildegard. Depoimento a Boris Kossoy, Eduardo Castanho, Hans Gunter Flieg, Moracy de Oliveira. Gravado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Acervo MIS, 25 de maio de
SCHEMES, Claudia; DOBLER, Grazziela. A representação da mulher nos anos 1940 em Novo Hamburgo/RS. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, a.7, v. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.134. Acesso em: 01/10/2020
SOARES, Maria Thereza Gomes de Figueiredo; FEITOSA, Márcia Manir Miguel e FERREIRA JUNIOR, José. Um olhar sobre a fotografia feminista brasileira contemporânea. Rev. Estud. Fem.[online]. 2018, vol.26, n.3, e46645. ISSN 1806-9584.https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n346645. Acesso: 08/10/2020.
SPERANZA, Clarice Gontarski. Gênero e classe numa comunidade de mineração de carvão do Brasil em meados do século XX. Revista Latinoamericana de Trabajo e Trabajadores, v.1, p.113-136, nov 2020 – abri 2021).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Veredas da História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.