Narrativas visuais de trabalhadoras de São Paulo (1940): perspectivas fotográficas de Hildegard Rosenthal
DOI:
https://doi.org/10.9771/rvh.v15i2.52013Palavras-chave:
Hildegard Rosenthal. São Paulo. Narrativas VisuaisResumo
O princípio balizador deste trabalho é o registro visual de uma fotógrafa imigrante – Hildegard Rosenthal – sobre as mulheres trabalhadoras que ocupavam a urbe paulistana. Logo, o objetivo do artigo é analisar como Hildegard Rosenthal construiu narrativas visuais das trabalhadoras que ocupavam São Paulo na década de 1940. Para a análise das fotografias ser efetiva, adapto o método proposto por Augusto Pieroni (2003), e divido a apreciação em formas e conteúdos. Como resultados esperados, compreendo que as narrativas visuais que Hildegard Rosenthal construiu das mulheres que ocupavam a urbe paulistana era diversificada, por vezes, não podemos negar, classista. Mas Hildegard Rosenthal buscou retratar as mais variadas ocupações, o que permite, na atualidade, termos um repertório diverso das mulheres trabalhadoras que constituíam a cidade de São Paulo nos anos 1940.
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