Imprensa, pesquisa e ensino de História: impressos digitalizados da hemeroteca digital para estudar a Balaiada na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.51587

Palavras-chave:

Jornais Digitalizados, Balaiada, Ensino de História.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma breve discussão sobre o uso de impressos digitalizados como fonte para o ensino de História. Inicialmente são explorados apontamentos teóricos que entre os historiadores tem suscitado diversas reflexões e problematizações sobre o uso dos jornais como fonte documental para a área de História. Abordo, ainda, a possibilidade dos docentes de História de usar os jornais em sala de aula acessando os websites que os disponibilizam digitalizados, a exemplo dos jornais, a Chronica Maranhense e o Bem-te-vi, que podem ser utilizados em sala de aula para abordar uma das principais revoltas do período regencial, a Balaiada (1838-1841).Como perspectiva, vislumbro que a aproximação entre historiografia, imprensa, estratégias metodológicas amparadas no digital e ensino pode abrir espaço para novas formas de aprender e ensinar História.

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Referências

Fontes

a) Jornais

O Bem-Te-vi (MA) - 1938 a 1853

Chronica Maranhese (MA) - 1838 a 1841

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Publicado

2023-10-17

Edição

Seção

Artigos para Dossiê