Ensino de História por meio das sonoridades em uma escola atingida pela Bar ragem de Fundão (Mariana-MG, 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.51085

Palavras-chave:

Bento Rodrigues., Barragem de Fundão., Sonoridades históricas., Ensino de História.

Resumo

O artigo discorre sobre os procedimentos e interpreta os resultados parciais do projeto pedagógico “Sonoridades Históricas de Bento Rodrigues”, desenvolvido a partir de agosto de 2022 na Escola Municipal Bento Rodrigues, soterrada em 2015 devido à queda da Barragem de Fundão. Realocada na sede urbana de Mariana, tem acolhido ações voltadas à superação do trauma vivido pelos(as) moradores(as) daquela comunidade, bem como ao reconhecimento de seus direitos, entre as quais o projeto aqui abordado, que porta como objetivos: 1) formular com os(as) estudantes (considerando, assim, suas memórias e cultura de história) uma ressignificação do processo histórico de ocupação da região desde o século XVII à atualidade, sob o viés das sonoridades; 2) promover uma crítica propositiva, em âmbito teórico-conceitual e metodológico, ao emprego das sonoridades no ensino de História.

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Publicado

2023-10-17

Edição

Seção

Artigos para Dossiê