Histórias possíveis: identidades e relações de gênero na escola

Autores

  • Edlene Oliveira Silva Unb

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v5i2.48722

Palavras-chave:

Relações de gênero, Sexualidades, Escola, Gênero e Diversidade na Escola (GDE)

Resumo

Pretende-se nesse artigo tratar das representações sobre as identidades e as relações de gênero presentes nos discursos de professores das escolas públicas do Distrito Federal que participaram do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) durante o ano de 2012-2013. As falas analisadas foram selecionadas dos fóruns do módulo Gênero realizado no ambiente online de aprendizagem. A escola constrói conhecimentos, mas o faz, muitas vezes, reproduzindo padrões sociais, perpetuando concepções, valores e hierarquias sociais, fabricando sujeitos (seus corpos e identidades), legitimando relações de poder. Mas a escola, ao mesmo tempo em que reforça estereótipos e preconceitos de gênero, pode ser espaço privilegiado no enfrentamento da violência e discriminação contra mulheres, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

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Publicado

2022-05-24