Portugal e Inglaterra no período pombalino: relações e influências sobre os conflitos entre espanhóis e portugueses na região do Prata

Autores

  • Daniel Oliveira UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v6i1.48696

Palavras-chave:

Pombalismo, Diplomacia, tratados comerciais anglo-lusitanos, Companhias de comércio, Conflitos no Prata

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as ambíguas relações estabelecidas entre Portugal e Inglaterra no período Pombalino (1750-1777), enfocando suas consequências nos conflitos ocorridos entre Portugal e Espanha, dando ênfase à região do Prata, que resultaram na assinatura do Tratado de Santo Ildefonso. Dessa forma, é realizado um estudo sobre os antecedentes da aliança política e econômica anglo-lusitana, concretizada a partir do Tratado de Methuen (1703). Também é levado em consideração nessa análise o período em que Sebastião José de Carvalho e Melo (Conde de Oeiras e depois Marquês de Pombal) prestou serviços a coroa portuguesa como embaixador português em Londres, entre 1738 e 1742. Este período teria servido para Pombal entender os motivos da supremacia britânica sobre Portugal e também servido de base para as medidas adotadas quando subiu ao poder como primeiro ministro de D. José I.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, João Lúcio. O Marquês de Pombal e a sua época. Rio de Janeiro: Annuario do Brasil, 1950.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O Expansionismo Brasileiro e a Formação dos Estados na Bacia do Prata: Da Colonização à Guerra da Tríplice Aliança. São Paulo: Ensaio/Editora da Universidade de Brasília, 1950.

BESSA-LUÍS, Agustina. Sebastião José. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

FALCON, Francisco José Calazans. A Época Pombalina (Política Econômica e Monarquia Ilustrada). São Paulo, Ática: 1982.

FALCON, Francisco José Calazans. O império luso-brasileiro e a questão da dependência inglesa – Um estudo de caso. Revista Nova Economia. Belo Horizonte, 15(2), p. 11-34, 2005.

MANCHESTER, Alan K. Preeminência Inglesa no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1973.

MAURO, F. Portugal e o Brasil: A Estrutura Política e Econômica do Império, 1570-1750. In: L.BETHELL (org.), História da América Latina: A América Latina Colonial I, São Paulo: Edusp, 1984.

MENDONÇA, Marcos Carneiro. Século XVIII: Século Pombalino do Brasil. Rio de Janeiro: Xerox, 1989.

PRADO, Fabrício Pereira. A Colônia de Sacramento: O Extremo Sul da América Portuguesa no Século XVIII. Porto Alegre: direitos de publicação do autor, 2002.

SILVA, A.M. Portugal e o Brasil: A Estrutura Política e Econômica do Império, 1750 – 1808. In: L.BETHELL (org.), História da América Latina: A América Latina Colonial I, São Paulo: Edusp, 1984.

SOARES, Alvaro Teixeira. Diplomacia do Império no Rio da Prata (Até 1865). Rio de Janeiro: Brand, 1955.

SOARES, Alvaro Teixeira. O Marquês de Pombal. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1961.sinos.br

Downloads

Publicado

2013-08-06