A invenção da família moderna: funções, particularidades e sentimento de pertencimento

Autores

  • Cícero Edinaldo dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/rvh.v10i1.47965

Palavras-chave:

Família, Modernidade, Discurso

Resumo

Este artigo tem o objetivo de criar um panorama histórico sobre a invenção da família moderna, enfatizando os discursos acerca da educação moral das crianças e jovens. Centra-se, principalmente, nas funções, particularidades e sentimento de pertencimento, providenciados para serem executados na e a partir da família moderna. De cunho qualitativo e embasado numa revisão bibliográfica interdisciplinar, considera que o ideal de educar moralmente as crianças e jovens não emergiu “de dentro” das casas familiares. Foi criado externamente e propagado para ser reiterado no cotidiano do lar. Os pensadores da época inventaram o que deveria ser a família moderna, ao mesmo tempo em que justificaram motivos para que e por que ela tinha razão de existir. A ideia de educação moral estava articulada a vontade de conduzir e direcionar os corpos, os sexos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2006.

BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

CHAUÍ, Marilena. Repressão Sexual: Essa nossa (des)conhecida. 12ª ed. São Paulo. Editora Brasiliense, 1991.

COURT, Pedro Morandé. Família e Sociedade Contemporânea. In: PETRINE, João Carlos; CAVALCANTI, Vanessa Ribeiro Simon (orgs). Família, Sociedade e Subjetividades: Uma perspectiva multidisciplinar. Editora Vozes, 2005.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Vol. 1: Uma História dos Costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1994.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade - Vol.1: A Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 1988.

GIDDENS, Anthony. A Transformação da Intimidade: Sexualidade, amor & erotismo nas Sociedades Modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

LASCH, Christopher. Refúgio num mundo sem coração – a família: santuário ou instituição sitiada? São Paulo: Paz e Terra, 1991.

LE GOFF, Jacques; TROUNG, Nicolas. Uma História do Corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LÉVI-STRAUSS, Claude. As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacifico ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

MEAD, Margareth. Sexo e Temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1969.

SEIDMANN, Susana; DI LÓRIO, Jorgelina. Género, Cultura y Família. Um abordaje desde la perspectiva de la Psicologia Social. In: STREY, Marlene Neves; VERZA, Fabiana; ROMANI, Patrícia Fasolo (orgs.) Gênero, Cultura e Família: Perspectiva Multidisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Artigos para Dossiê