A Dimensão Feminina da Pobreza

A ABORDAGEM DE GÊNERO DA VULNERABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.50769

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero, Papel social, Miserabilidade, Vulnerabilidade feminina

Resumo

Tendo em vista a desigualdade social no Brasil, a seguinte pesquisa se debruça especialmente ao enfoque na pobreza associada à problemática de gênero, ou seja, acera da – suposta – dimensão feminina da pobreza. Isto é: investiga-se o tema da miserabilidade econômico-financeira como mais uma possível camada da vulnerabilidade feminina. Através do método exploratório pela revisão bibliográfica, associando tanto pesquisas de cunho qualitativo quanto quantitativo – para suprir as demandas de análises subjetivas e objetivas – pretende-se à hipótese de que a desigualdade de gênero afeta negativamente as mulheres também à nível de escassez de recursos. Teriam as mulheres a sua independência cerceada nesse sentido, tanto no que tange às suas possibilidades de ganhos, quanto de gestão dos seus recursos. A dedicação a um estudo mais detalhado sobre mais esta camada da vulnerabilização das mulheres, através da multidisciplinariedade inclusive, há de fornecer um novo olhar sobre a desigualdade de gênero, ao passo que demonstra a pluralidade de maneiras que a estrutura sexista enraizada na sociedade é capaz de afetar suas vítimas. Deste modo, vislumbra-se uma base mais robusta no sentido acadêmico para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate à pobreza e também à desigualdade de gênero. O resultado obtido para contribuição confirma que a pobreza tem uma face feminina sobretudo por estar ligada à monoparentalidade, que é majoritariamente exercida pelas mulheres. Como consequência da imposição do papel social com relação à função de cuidado a elas especialmente destinada, surgem inevitáveis implicações – ou melhor – prejuízos financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalita MacêdoPaixão, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Bacharel e Mestranda em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), e Pós Graduada em Ciências Criminais pelo Centro de Estudos José Aras (CEJAS). Autora do artigo intitulado "Etiologia da pornografia infantil - Um olhar crítico sobre a (cyber)pedofilia", integrante do Grupo de Pesquisa em Criminologia Crítica na América Latina (UCSAL), egressa do NEDH - Núcleo de Estudos em Direitos Humanos (UCSAL) como iniciação científica voluntária (CNPQ), e do Núcleo de Gestão dos Grupos de Pesquisa Direito e Sexualidade e Conversas Civilísticas (FDUFBA), coordenados pelo Prof. Leandro Reinaldo da Cunha.

Fábio Roque de Araújo, UFBA

Doutor em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (2015). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (2009). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002). Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do curso de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professor do Mestrado em Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professor da Pós-graduação em Ciências Criminais da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professor da Pós-graduação em Direito Médico da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Membro dos grupos de pesquisa: Alteridade e Direitos Fundamentais (UCSAL), Criminologia Crítica na América Latina: punitivismo, políticas sociais equivocadas e as violações aos direitos humanos (UCSAL) e Processo Penal e Democracia (UFBA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Pública, Sistema Prisional e Direito Penal Garantidor. Juiz Federal na Bahia.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

MacêdoPaixão, K., & Roque de Araújo, F. (2023). A Dimensão Feminina da Pobreza: A ABORDAGEM DE GÊNERO DA VULNERABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 32, e172214. https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.50769