Pensamento decolonial e mudanças climáticas

“bien vivir” e plurinacionalidade no antropo(capitalo)ceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.47053

Palavras-chave:

mudanças climáticas; plurinacionalidade; direitos da natureza

Resumo

O presente trabalho pretende efetuar uma crítica decolonial do modelo de estado nacional e seus reflexos nas políticas ambientais e climáticas. O problema central que se investiga neste trabalho consiste no questionamento sobre a existência de mecanismos jurídico-institucionais do Estado voltados para o combate às consequências das mudanças climáticas e que se alinham com o paradigma pós-capitalista do decrescimento. O objetivo deste texto consiste na análise tanto das diferentes alternativas institucionais de enfrentamento da catástrofe climática que se aproxima, quanto da inserção no debate de conceitos trazidos pela epistemologia “decolonial” que vem promovendo mudanças paradigmáticas na discussão do decrescimento, da bioeconomia e do pós-capitalismo. Os principais resultados obtidos são que, no âmbito brasileiro, a Política Nacional sobre Mudança do Clima ainda não incorporou medidas voltadas diretamente para um efetivo decrescimento, a despeito do caráter crítico em que se encontra a emergência climática do planeta, e sequer está sendo aplicada em sua dimensão preservacionista ou conservacionista da natureza, em razão das circunstâncias sociopolíticas existentes no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Pires Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Direito pela UFBA. Advogado.

Marcos Bernardino de Carvalho, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado realizado no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Barcelona. Mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e licenciado em Geografia pela USP.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Pires Oliveira, T., & Carvalho, M. B. de. (2022). Pensamento decolonial e mudanças climáticas: “bien vivir” e plurinacionalidade no antropo(capitalo)ceno. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 32, P322204. https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.47053