O humor como fonte de dano moral coletivo: o abuso de direito no caso dos irmãos piologo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.44543

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre o humor como abuso de direito e fonte de dano moral coletivo (ou de dano social), a partir de julgado envolvendo os youtubers Irmãos Piologo. Investiga-se o seguinte problema: por quais razões jurídicas o humor pode tornar-se abuso de direito e configurar dano moral coletivo? Utilizou-se como metodologia a abordagem indutiva, o procedimento monográfico e a técnica de pesquisa de documentação indireta. O texto desenvolve quatro momentos: Primeiro, apresentou-se o caso jurídico que gerou o debate mencionado; segundo, expôs-se as definições acerca do abuso de direito enquanto ato ilícito civil; terceiro, tratou-se da contextualização do humor no cenário jurídico contemporâneo; e, por fim, debateu-se o humor como fonte de dano moral coletivo e/ou de dano social. Por fim, de modo geral, concluiu-se que, mesmo a liberdade de expressão sendo considerada pelo STF como um sobredireito, isto não impede o seu exercício abusivo, nos termos do art. 187, do Código Civil. Logo, mesmo o humor com seu conteúdo satírico, pode tornar-se ilícito e danoso, afetando direitos individuais, coletivos ou difusos. Nos dois últimos casos, a configuração danosa pode tornar-se dano moral coletivo, por lesar interesses transindividuais de um grupo determinável (dano coletivo) ou indeterminável (dano difuso).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Driane Fiorentin, Faculdade Meridional - IMED

Graduanda em Direito pela Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Criminologia, Violência e Controle. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC-FAPERGS.

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-6775-4008

Iuri Bolesina

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. UNISC. Especialista em Direito Civil pela Faculdade Meridional. IMED. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Advogado. Professor do Curso de Direito na Faculdade Meridional - IMED. Membro associado do IBERC - Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5290-152X

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Fiorentin, D., & Bolesina, I. (2022). O humor como fonte de dano moral coletivo: o abuso de direito no caso dos irmãos piologo. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 32, e172213. https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.44543