A RELAÇÃO ENTRE AS NOVAS BIOTECNOLOGIAS E O DIREITO: O NEGÓCIO JURÍDICO DE CRIOGENIA HUMANA.

Autores

  • Jadir Rafael da Silva Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0002-4177-9001

DOI:

https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.34632

Palavras-chave:

Criogenia Humana. Autonomia. Bioética. Liberdade. Negócio jurídico.

Resumo

Discorre-se sobre a evolução biotecnológica e a necessidade de uma relação entre o direito e as novas biotecnologias. Busca-se abordar o procedimento de criogenia humana, especificidades e precauções, bem como o seu atual tratamento no mundo e a sua compatibilidade com o ordenamento jurídico brasileiro. Expõe-se a criogenia humana como negócio jurídico e a necessidade do respeito à autonomia do paciente amparada nos princípios bioéticos. Poder-se-á notar críticas ao respeito da autonomia do paciente para a recusa de tratamento em casos de doenças terminais e o desprezo desta mesma autonomia na destinação do próprio corpo. Além disso, apreende-se a proposta de contratação da criogenia humana em respeito ao direito fundamental de liberdade e a dignidade da pessoa humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadir Rafael da Silva Filho, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista vinculado à CAPES/Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Professora da Universidade Estadual de Londrina e Coordenadora do projeto de pesquisa “Biodireito nos Contratos”.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

da Silva Filho, J. R., & Espolador, R. de C. R. T. (2023). A RELAÇÃO ENTRE AS NOVAS BIOTECNOLOGIAS E O DIREITO: O NEGÓCIO JURÍDICO DE CRIOGENIA HUMANA. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito, 32, p322211. https://doi.org/10.9771/rppgd.v32i0.34632