COMPARAÇÃO ENTRE AS MEDIDAS REPRESSIVAS APLICADAS CONTRA OS MILITARES NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rppgd.v23i25.12359Resumo
Em 1964, é implantada no Brasil uma ditadura militar que perdurou por mais de 20 anos. Ao mesmo tempo países latino-americanos como Argentina, Uruguai e Chile, estavam enfrentando situações semelhantes a do Brasil. Durante esse período diversas atrocidades foram cometidas (assassinatos, torturas, prisões etc.). Entretanto, os mecanismos que esses países utilizaram para punir os militares são o que os difere. No caso do Brasil, até hoje eles estão impunes. Todavia, nos demais países foram criadas leis e sanções para disciplinar e reprimir os que cometeram crimes que lesam a humanidade durante as ditaduras militares. O objetivo do artigo é abordar as políticas empregadas por cada país (Argentina, Chile e Uruguai) após as ditaduras, e fazer uma comparação com o que o Brasil fez até o momento para os torturadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado