A Danzaterapia de María Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática

Autores

  • Déborah Maia Maia de Lima UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL
  • Caroline Raymond UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26802

Palavras-chave:

María Fux. Educação Somática. Integração. Dança. Pedagogia da Dança.

Resumo

 

RESUMO

 

 Este trabalho se centra na pesquisa de doutorado que investiga a visão e a filosofia da prática de ensino da dança da artista-pedagoga argentina María Fux. A partir de um aporte de investigação etnográfica, adicionado aos dez anos de experiência e de convívio próximo com María Fux e sua prática, resultam desta investigação, os valores que caracterizam sua forma de ensino somato-integrativo de movimento, assim como a relação com o corpo. A filosofia elaborada por Fux tem características peculiares de uma relação com a arte colocada no contexto da vida das pessoas. Sua abordagem de trabalho dialoga diretamente com aspectos da Educação Somática, um vasto campo de estudo que concebe o corpo e o movimento como integradores do ser, bem como a capacidade de aumentar a abrangência do movimento corporal. Como pesquisa em andamento, esta visa pontuar semelhanças entre a abordagem fuxiana de ensino da dança, criada em um contexto latino, e suas aproximações com o paradigma somático.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Maia Maia de Lima, UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL

Danzaterapeuta e Doutoranda no programa de Études et pratique des arts da Université du Quebec à Montréal.

Caroline Raymond, UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL

Professora Doutora do Departamento de Dança da Université du Québec à Montréal com foco em análise de praticas de ensino da dança

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Maia de Lima, D. M., & Raymond, C. (2018). A Danzaterapia de María Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26802

Edição

Seção

EM FOCO