Expressão Corporal: educação somática e política

Autores

  • Márcia Cristina Baltazar Departamento de Teatro - Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26583

Palavras-chave:

expressão corporal, corpo, consciência, educação somática, política.

Resumo

Questionamos o trabalho desenvolvido de consciência corporal e expressão do corpo na matéria de Expressão Corporal, do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe, e sua relação com a política. Partimos de um texto de Suely Rolnik que aborda a ecologia da subjetividade para a necessária resignificação do conceito de democracia. Passamos pelos conceitos de consciência e imagem do corpo em Bergson. Mencionamos a técnica e o método dos Vianna e transcrevemos alguns textos dos alunos de Expressão Corporal que abordam modificações culturais em seus conceitos de corpo e vislumbram possibilidades de caminhos de micro transformações políticas através da educação somática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Baltazar, Departamento de Teatro - Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe das matérias pedagógicas e de pesquisa. Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a defesa, em 2010, da tese ?Corpo que age, sente e pensa: Dramaturgias do meu corpo e do encontro de durações.? Graduação em Ciências Econômicas (1996) e mestrado em Economia Social e do Trabalho (2000), ambos pela mesma universidade. Entre 2002 e 2004 integrou o Grupo Ínterim de pesquisa vocal vinculado ao Lume Teatro/ Campinas/SP. Em 2004, estreou o solo de teatro ?Tantas Outras Quantas?, que circulou por vários festivais do país até 2010. Entre 2008 e 2010, participou, como atriz, de pesquisas e de produções do Barracão Teatro (Campinas/SP): experimentações com máscaras, performance e teatro na rua. De 2000 a 2014, ministrou cursos de teatro para diferentes públicos em escolas e em espaços não formais de ensino. Em 2011, ministrou aulas para adolescentes em regime de internação judicial em duas unidades de atendimento da Fundação Casa em Campinas. Em 2012, foi professora substituta para a área de teatro educação e objetos plásticos da cena na Faculdade de Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei/MG. Em 2013 e 2014 foi orientadora de corpo e voz do Projeto Ademar Guerra (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo). Fez aulas de Técnica Klauss Vianna com Jussara Miller entre 2011 e 2014: a escuta do corpo, processo criativo e processo didático. Atua principalmente com os seguintes temas: teatro educação, ação cultural, técnica Klauss Vianna, voz e corpo, improvisação, dança-teatro, máscaras, teatro e filosofia, intervenção urbana e dramaturgia do ator-dançarino. Organizadora do livro Teatro na Margem da Coleção Pedagogia do Teatro (2015, Hucitec).

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Baltazar, M. C. (2019). Expressão Corporal: educação somática e política. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26583

Edição

Seção

EM FOCO