Acessibilidade e Formação em Dança: reflexões sobre o Corpo, Alteridade e Deficiência.

Autores

  • Evanize Siviero Romarco Universidade Federal de Viçosa-MG

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26575

Palavras-chave:

Corpo, Alteridade, Deficiência, Ensino, Dança

Resumo

Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar o Corpo e suas inter-relações no campo da Somática e compreender esta interconexão no ensino-aprendizagem em Dança, para alunos com e sem deficiência. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa literária entrelaçando estudos de autores como Cohen (2015); Csordas (2008), Le Breton (2010); Suquet (2008); Ferreira (2005); Merleau-Ponty (1994) das áreas da Educação Somática, das Ciências Sociais, da Antropologia, Filosofia, Psicologia e da Dança sobre  processos que envolvem o corpo de forma mais cinestésica, proprioceptiva e subjetiva, permitindo uma consciência ampliada da sensação e percepção do/pelo movimento, corporalizando  sua existência. Processos estes, também, atravessados pelos aspectos sócio-político-culturais de um tempo-espaço que são fortemente expressados nas atitudes e nas emoções do indivíduo, fazendo com que a empatia e a imaginação de se relacionar com o Outro, propulsione a alteridade corporal e, assim, um encontro  mais acessível pelo movimento e na dança. Este texto traz um discurso sobre a diversidade e a visibilidade de pessoas com deficiência na dança, pela relação bi/multidirecional entre: a deficiência, o corpo/alteridade e o ambiente, proferindo essa inter-relação como recursos didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem da dança,  para um processo de acessibilidade na formação de intérpretes e professores de dança.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanize Siviero Romarco, Universidade Federal de Viçosa-MG

Evanize Siviero professora efetiva do curso de dança da UFV/MG. Coordenadora do Grupo de Estudos de Dança e Educação Somática-GEDES/UFV. Doutora em Dança pela Faculdade de Lisboa-PT; Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP-SP; Bacharelada e Licenciada pelo curso de Dança da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Romarco, E. S. (2018). Acessibilidade e Formação em Dança: reflexões sobre o Corpo, Alteridade e Deficiência. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26575

Edição

Seção

EM FOCO