CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - EM FOCO - NOSOTRIDADES - Poéticas, práticas e lutas performativas dos mundos do Sul - Revista Repertório n. 44
Nos-Outridades
Poéticas, práticas e lutas performativas dos mundos do SulEste dossiê pretende reunir textos e propostas vinculadas a práticas poéticas e teóricas a partir de uma perspectiva anti/de/s/contracolonial. Tal enfoque implica abordar tecnologias simbólico-materiais que sustentam a produção comunitária e social, compreendendo as poéticas como gestos criadores de mundos e operadores de cuidado da vida — mundos que resistem às imposições da modernidade-colonialidade e afirmam modos alternativos de existir, pensar e criar.
Inspiradas na noção de nosotredade — episteme sem centro, resistente à captura pela lógica moderna —, propomos refletir sobre as poéticas que insurgem como formas de reexistência e dignidade, articulando tanto lutas históricas quanto práticas cotidianas de criação. O pensamento de autores como Enrique Dussel, Walter Mignolo, Ramón Grosfoguel, Gayatri Spivak, Achille Mbembe, Dipesh Chakrabarty e Antônio Bispo dos Santos oferece fundamentos para esse debate, apontando horizontes de transmodernidade e de múltiplos mundos possíveis.
Este espaço se abre a investigações que explorem, por caminhos diversos, uma revisão profunda do campo das poéticas, em suas formas, dispositivos e técnicas enraizadas em territórios, povos e coletivos de base. Interessa-nos o modo como tais práticas permitem acessar registros e dimensões do real não contempladas pela estética e pelo saber ocidentais.
O dossiê orienta-se, assim, para o estudo de práticas criativas e de cuidado cultivadas pelos povos deste continente, considerando a ação mitopoiética como chave para acessar outras formas de vida. A festa, o ritual, o cultivo e o cuidado aparecem aqui como alternativas civilizacionais, confrontando a lógica do consumo e a estetização coercitiva da existência.
O dossiê nasce do interesse suscitado pelo Webinário Latino-Americano “Poéticas de Nós Outros Mundos”, encontro virtual que reuniu doze palestrantes e mais de 180 participantes de mais de sete países da América Latina.
Nosso objetivo é fomentar um diálogo crítico, analítico e criativo sobre a potência das práticas poéticas pensadas em clave de tempos múltiplos e espiralares, onde se entrelaçam ancestralidades, presentes infinitos e futuros invocados. Consideramos essas tramas como lugares de produção da realidade, nos quais o pensamento e a criação se tornam inseparáveis.
Terão atenção especial textos que conferem destaque às práticas do corpo e da performance, bem como aos regimes de visibilidade das populações situadas nas margens, fronteiras e periferias — tanto geográficas quanto simbólicas.
Eixos de interesse principais (não exaustivos):
- Estudos aprofundados de práticas poéticas que alcancem dimensões performáticas, cênicas ou espetaculares, destacando suas dimensões ético-políticas e operativas voltadas ao cuidado da vida e do comum.
- Análises de princípios ético-políticos e cosmo-poéticos centrados nas epistemes dos povos e em seus desdobramentos teóricos, a partir da experiência de comunidades e coletividades que trabalham com práticas poéticas, rituais, criação e cultivo da vida.
- Críticas aos aparatos de controle social produzidos por estéticas e narrativas institucionais e hegemônicas, baseadas em padrões, cânones e estereótipos autoritários. Também serão bem-vindas reflexões críticas sobre políticas públicas que envolvem tendênças à coisificação, folclorização, exotização ou esvaziamento das práticas poéticas populares — tanto de origem ancestral quanto de emergência urbana — e suas recriações contemporâneas.
Para informações sobre formatos, acesse as Diretrizes para Autores(as) disponível no link:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/about/submissions
Antes da submissão, realize o seu cadastro através do link: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/user/register
As submissões devem ser feitas exclusivamente através do Portal OJS da Revista Repertório:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/issue/view/2969
Editores associados convidados:
Rogerio Costa é Compositor, performer, saxofonista e investigador. Professor livre docente no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Suas áreas de estudo são composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia, as ciências cognitivas, micropolítica e decolonialidade. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante, grupo que desenvolve pesquisas sobre improvisação e práticas criativas coletivas, produzindo o livro Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre.
Ines Pérez Wilke é pesquisadora, performer e promotora de espaços de experimentação, encontro e formação em dança, improvisação coletiva, e experiência poética e ritual, em espaços profissionais e comunitários, estudos descoloniais, estudos afrodescendentes. Professora Visitante do PPGAC-UFBA, 2025-2027,pesquisadora Associada à Université Côte d’Azur, Mestra de conferências em Artes e em Antropologia, pelo CNU da França. Foi professora da UNEARTE - Venezuela, da qual foi Pró-reitora Acadêmica.
Chamada aberta até 01/03/2026.
Prazo para publicação: out/2026
Sobre a revista
Repertório – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA), há quase duas décadas, dedica-se a incentivar a práxis transdisciplinar nas artes cênicas, com ênfase no pensamento contemporâneo. Mantém foco na articulação entre pensar e fazer nas artes e nas práticas culturais performativas, tanto no contexto nacional quanto internacional. Busca contribuir para a circulação de saberes por vias alternativas à hegemonia eurocêntrica, produzindo e divulgando narrativas mitopoéticas que expressem e traduzam realidades locais, valorizando a diversidade artística, cultural e acadêmica nos âmbitos local, nacional e mundial.


