Principes compositionnels de la création artistique audiovisuelle : Gardiens de la Naissance

Auteurs

  • Janaina Trasel Martins Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI :

https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.49181

Mots-clés :

feminismo, gestação, parto, performance, audiovisual

Résumé

Este artigo é um relato dos princípios que envolveram o processo criativo da produção audiovisual “Guardiãs do Nascimento na Chapada Diamantina”. A composição cênica do curta-metragem envolveu performances rituais e performances artísticas realizadas com gestantes, doulas e parteiras da comunidade rural de Caeté-Açu, na Chapada Diamantina, Bahia. A produção audiovisual tem, como proposta estética e poética, a realização de uma jornada de travessia pelo ciclo gestacional até o parto, guiada por rituais envolvendo os quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra. Em oposição à violência obstétrica, o objetivo é o de contribuirmos com o fortalecimento de uma cultura do nascimento humanizada e respeitosa, dando visibilidade a uma assistência amorosa no rito de passagem composto por gestação e parto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Janaina Trasel Martins, Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora do Curso de Graduação em Artes Cênicas, Departamento de Artes, da Universidade Federal de Santa Catarina. Fonoaudióloga, Mestre em Teatro, Doutora em Artes Cênicas.

Références

Referências

BARROSO, Iraci. Os saberes de parteiras tradicionais e o ofício de partejar em domicílio nas áreas rurais. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 2, n. 2, 2009.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1989

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BOADELLA, D. Correntes da vida: uma introdução à Biossíntese. Tradução de Cláudia Soares. Cruz. 2 ed. São Paulo: Summus, 1992.

CECHIN, Petronila Libana. Reflexões sobre o resgate do parto natural na era da tecnologia. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 4, p. 444-448, 2002.

[Nome da participante removido para avaliação]. Concepções da composição da trilha sonora. Entrevista concedida a [Nome da autora removido para avaliação]. Caeté-Açu, 2021. Arquivo mp3 (30 min)

FAUR, Mirella. Círculos sagrados para mulheres contemporâneas: Práticas, rituais e cerimônias para o resgate da sabedoria ancestral e a espiritualidade feminina. Editora Pensamento, 2021.

GASKIN, Ina. Ina May's guide To childbirth. London: Ebury Publishing, 2008.

GIACOMINI, Sonia Maria; HIRSCH, Olívia Nogueira. Parto “natural” e/ou “humanizado”? Uma reflexão a partir da classe. Revista Estudos Feministas, v. 28, 2020.

LEBOYER, Frédérick. The art of giving birth, with chanting, breathing and movement. USA: Healing Arts Press, 2009.

[Nome da participante removido para avaliação].. Os quatro elementos da natureza no ciclo gestacional e no parto. Entrevista concedida a [Nome da autora removido para avaliação]. Caeté-Açu, 2021. Arquivo mp3 (60 min)

NATAL, Gabriela Celina Barbosa; SINIBALDI, Barbara. Dos rituais às ervas: revisando o ofício de partejar. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 11, n. 2, p. 190-201, 2022.

PALHARINI, Luciana Aparecida; FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda de Mendonça. Gênero, história e medicalização do parto: a exposição “Mulheres e práticas de saúde”. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 25, p. 1039-1061, 2018.

PINKOLA, Clarissa. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1999

SANFELICE, Clara Fróes de Oliveira; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda. Parto domiciliar: avanço ou retrocesso? Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, p. 157-160, 2014.

SIMAS, Raquel. Doulas e o movimento pela humanização do parto. (Dissertação de mestrado) Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, 2016.

SHINODA, Jean. As Deusas e a Mulher. Editora Paulinas, 1984.

[Nome da participante removido para avaliação]. Os quatro elementos da natureza no ciclo gestacional e no parto. Entrevista concedida a [Nome da autora removido para avaliação]. Caeté-Açu, 2021. Arquivo mp3 (40 min)

WANGYAL, Tenzin. Healing with form, energy and light: the five elements in tibetan shamanism, tantra and dzogchen. USA: Snow lion publication, 2002.

ZANARDO, Gabriela Lemos de Pinho et al. Violência obstétrica no Brasil: uma revisão narrativa. Psicologia & sociedade, v. 29, 2017.

Téléchargements

Publiée

2023-12-31

Comment citer

Martins, J. T. (2023). Principes compositionnels de la création artistique audiovisuelle : Gardiens de la Naissance. Repertório, 1(40). https://doi.org/10.9771/rr.v1i40.49181