Sobretudo Amor: dramaturgia no entrelaçamento da escrita de si e escrita de nós
dramaturgia no entrelaçamento da escrita de si e escrita de nós
DOI :
https://doi.org/10.9771/rr.v1i39.49177Mots-clés :
Performance Negra, Dramaturgia, Escritas de Si, Escrita PerformativaRésumé
O artigo relata o processo criativo de desenvolvimento da obra Nome da Obra, cuja dramaturgia foi desenvolvida pela artista-pesquisadora Nome da Autora, partindo de uma série de entrevistas com mulheres negras sobre afetividade. O texto observa o modo como as noções de escrita de si, escrevivência, fabulação se articulam numa busca de presença, mas também de anúncio de devires por meio da linguagem na perspectiva desta obra que se inscreve no âmbito da performance/teatro negro e político. Trata-se de compreender a potência de uma fala que se dá articulada em comunidade com a finalidade de produzir visibilidade e reivindicar a narração de uma história que é coletiva.
Téléchargements
Références
ABIMBOLA, Wande. A concepção iorubá da personalidade humana. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PARA A NOÇÃO DE PESSOA NA ÁFRICA NEGRA. Paris: Centre National de la Recherche Scientifique, 1981, edição n°54.
BAROSSI, Luana. (Po)éticas da escrevivência. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 51, p. 22-40, maio/ago. 2017.
BARTHES, Roland. A Morte do Autor. Disponível em: https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/10/barthes-a-morte-do-autor-2.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.
BERVERLEY, John. Puede ser gay la nacion? In: RODRIGUES, Ileana (org).
Convergencia de Tiempos: Estudos Subalternos/ contextos, latino-americanos estado,
cultura, subalternidade. Amsterdam. Ed. Atlanta, 2001.
BONFIM, Vânia Maria da Silva. A identidade contraditória da mulher negra brasileira: bases históricas. In: Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica Inovador. Organização Elisa Larkin Nascimento. São Paulo, 2009.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução Rogério Bettoni. 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CARLSON, Marvin. Performance: uma Introdução crítica. Tradução de Thaís Flores Nogueira Diniz, Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
EVARISTO, Conceição. Escrevivências da Afro-brasilidade: história e memória. Revista Releituras: Publicado na Revista Releitura – ISSN1980-3354, Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, novembro, nº 23, 2008.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. AULA INAUGURAL DO COLLÈGE DE
FRANCE, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. O que é o autor. Lisboa: Passagens, 1992.
GIDDENS, Anthony. A transformação da Intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34, 2012.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2011.
HOOKS, bell. Black looks: race and representations. New York and London: Routledge Taylor & Francis Group, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100006. Acesso em: 01 set. 2021.
HOOKS, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução de Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.
HOOKS, bell. Intelectuais Negras. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/10/16465-50747-1-PB.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.
HOOKS, bell. Performance practice as a site of opposition. In: C. Ugwu (Ed.), Let’s get it on: The Politics of black performance (p. 210-221). Seattle: Bay Press.
KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Programa de Pós Graduação em Letras, UERJ, 2006.
LEAL, Mara Lucia. Memória e Autobiografia na Composição da Cena. Anais IV Reunião Científica da ABRACE. Uberlândia: UFU; Professora Assistente; UFBA; Doutorado em Artes Cênicas; Professor Orientador Fernando Passos, 2011.
LORDE, Audre. Sister Outsider: Irmã Outsider. Tradução de Stephanie Borges. 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória: O Reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona Editores Refractários, 2014.
MENDES, Cleise Furtado. Dramaturgia, corpo e representação. Agente Revista de Psicanálise, v. 1, p. 148-154, 2013.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. 1ª edição – Rio de Janeiro: Cobogó, 2021. Formato: epub
NYONG’O, Tavia. Unbordening Representation. The Black Scholar, vol. 4, number 2, 2014.
OLIVEIRA, Eduardo David de. A epistemologia da ancestralidade. Revista Entrelugares – Revista de Sociopoética e abordagens afins, ISSN 1984-1787, 2009 – Disponível: http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/eduardo-resumo.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.
PACHECO, Ana Cláudia Lemos. Mulher negra: afetividade e solidão. Salvador: EDUFBA, 2013.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Blue Note: entrevista imagInada. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
RAMOSE, Mogobe B. African Philosophy through Ubuntu. Harare: Mond Books, 1999, p. 49-66. Tradução para uso didático por Arnaldo Vasconcellos.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis Performativa: A Margem de Invenção Possível. São Paulo: Annablume, 2015.
REIS, Rodrigo Ferreira dos. Ôrí e memória: o pensamento de Beatriz Nascimento. In: Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana. Ano XIII, NºXXIII, abril/2020.
SALLES, Cecília. O Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a fábula e o desvio. Organização e Tradução: Fátima Saadi. Rio de Janeiro: 7 Letras: Teatro do Pequeno Gesto, 2013.
TAYLOR, Diana. El Archivo y El Repertorio: el cuerpo y la memoria cultural em las Americas. Santiago do Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado (ebook Kindle), 2015.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Monica Santana 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.