Des/atenção, narcisismo e a transmutação do espaço doméstico em BORN TO BE NA LIVE! – selfishcamera
DOI :
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.46976Mots-clés :
arte da performance, performance feminista, performance no virtual, evento performativoRésumé
Este ensaio conduz uma reflexão auto-etnográfica sobre os modos de interação e relação virtuais instaurados pela live, enquanto recurso performativo, durante a pandemia do novo Coronavírus. Dessa forma, busca construir intersecções entre uma economia da des/atenção e o narcisismo do ciberespaço, com o objetivo de instituir uma base de análise do evento performativo ao vivo no contexto virtual. Para tanto, reporta-se à performance BORN TO BE NA LIVE! – selfishcamera (2021), de Estela Lapponi, como caso de estudo. A partir da investigação da experiência espectatorial da autora são tecidas inter-relações entre os impactos da cibercultura na produção e na recepção da cena pandêmica. Estratégias de escrita performativas são igualmente implementadas como instrumento que possibilite estabelecer aspectos fenomênicos da experiência estética em questão. A cena online tem levado à transmutação da casa em um território de performação e, neste caso específico, à reapropriação do espaço doméstico pelo ato performativo enquanto um exercício de insubmissão do corpo feminino.
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Références
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