O corpo cênico divinizado: (des)limites entre arte, filosofia e religiosidade no movimento teorizante da dança imanente

Auteurs

  • Ana Flávia de Mello Mendes Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43510

Mots-clés :

corpo cênico divinizado, dança imanente, transimanência

Résumé

O presente texto aborda a teorização da “dança imanente” (MENDES, 2010) a partir do processo de criação do espetáculo [nome do espetáculo removido para avaliação]. Partindo da metáfora da ciganice como modo de existência, a reflexão caminha de forma errante entre arte, filosofia e religiosidade para revisitar a dança imanente e apresentar a noção de corpo cênico divinizado. O diálogo inicialmente estabelecido com teóricos da imanência, entre os quais Deleuze e Guattari (1992) e Espinosa, é atravessado pela experiência de criação poética articulada à Etnocenologia (BIÃO, 2009) e seus conceitos de estado de corpo e consciência para falar de uma possível transimanência em dança, trazendo para a fisicalidade a dimensão do sagrado na construção de corpo para a cena.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Flávia de Mello Mendes, Universidade Federal do Pará

Ana Flávia de Mello Mendes (Mendes, Ana Flávia) é artista-professora-pesquisadora doutora e mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É professora efetiva da Universidade Federal do Pará (Instituto de Ciências da Arte/ Escola de Teatro e Dança/ Programa de Pós-graduação em Artes); Autora dos livros Gesto Transfigurado, Dança Imanente e A dança imanente no ensino e criação em artes cênicas; organizadora dos livros Abordagens Criativas na Cena e Ensaios de uma Companhia (Pós)Moderno de Dança. É fundadora e diretora artística da Companhia Moderno de Dança, para a qual dirigiu e encenou, até então, 12 espetáculos. Coordena o grupo de pesquisa Coreoepistemologias e participa como pesquisadora do grupo Tambor - Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia. Foi contemplada com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna nos anos de 2006, 2008, 2009, 2011, 2013 e 2015, com a Bolsa de Produção Crítica em Artes da FUNARTE em 2008, com a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará em 2010, com o Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves 2018 e o Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2020. Atualmente é aluna do curso de Formação Básica em Psicanálise da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano (Unidade Belém-PA) e desenvolve o projeto Kundalini - dança, tantra e psicanálise em um laboratório clínico-poético da cena. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente no campo da dança, teatro e cultura popular-carnaval de escolas de samba (criação, direção, produção, ensino, pesquisa).

Téléchargements

Publiée

2022-05-04

Comment citer

Mendes, A. F. de M. (2022). O corpo cênico divinizado: (des)limites entre arte, filosofia e religiosidade no movimento teorizante da dança imanente. Repertório, 1(37). https://doi.org/10.9771/rr.v1i37.43510

Numéro

Rubrique

REPERTÓRIO LIVRE